Patinador consegue autorização para competir com música dos Minions; entenda o caso
Representante do Brasil nas Olimpíadas de Inverno, Pat Burgener também é cantor; veja
Às vésperas da estreia nas Olimpíadas de Inverno, o patinador Tomás Guarino conseguiu a autorização para competir ao som dos Minions nos Jogos. No início da semana, o espanhol recebeu “com surpresa” a notícia de que havia sido impedido de se apresentar com a música tema da animação, mesmo tendo pedido a liberação com meses de antecedência. Desde então, o atleta e a Federação Espanhola de Esportes no Gelo entraram com recurso para conseguir a autorização da Universal Pictures e Illumination.
+ Conheça os 16 esportes das Olimpíadas de Inverno Milão-Cortina 2026
+ Olimpíadas de Inverno 2026: onde assistir à abertura e horário
Tomàs-Llorenç Guarino Sabaté
Yuan Tian/NurPhoto via Getty Images
— Estou muito feliz em anunciar que conseguimos: obtivemos as licenças para todas as quatro músicas e poderei patinar com os Minions nos Jogos Olímpicos. Não foi um processo fácil, mas o apoio de todos que acompanharam meu caso foi fundamental para me manter motivado e otimista durante todos esses dias — declarou o patinador nas redes sociais nesta sexta-feira.
A liberação também foi confirmada pela Federação Espanhola em declaração oficial nas redes sociais. Estreante em Olimpíadas, Sabaté abre a participação em Milão-Cortina com a apresentação dos Minions no dia 10 de fevereiro. A patinação artística é um esporte em que a memória muscular e a sincronia com a música são fundamentais e adquiridas com muito treinamento.
Entenda o caso
Tomàs-Llorenç Guarino Sabaté envolveu-se em uma disputa judicial com a Universal Pictures e Illumination pelos direitos autorais da música tema dos Minions. Dias antes das Olimpíadas de Inverno de Milão-Cortina, o patinador recebeu a notícia de que havia sido impedido de apresentar a rotina. O espanhol, de 26 anos, vinha exibindo a série em competições e teria que criar uma nova apresentação. Desde então, a Federação Espanhola de Esportes no Gelo entrou com recurso à decisão.
+ Siga o canal de esportes olímpicos do ge no WhatsApp!
ge no gelo: saiba mais sobre a patinação, modalidade dos Jogos de Inverno
Sabaté afirmou que recebeu com surpresa a notificação do veto. Ele alegava ter submetido meses atrás o processo da União Internacional de Patinação (ISU na sigla em inglês) para liberação de direitos autorais. O espanhol se apresentou ao som dos Minions durante toda a temporada 2025/26, inclusive no Campeonato Europeu de janeiro.
— Descobrir isso tão perto da maior competição da minha vida foi incrivelmente decepcionante. No entanto, enfrentarei esse desafio de frente e farei tudo o que puder para tirar o melhor proveito da situação — disse o patinador nas redes sociais no início da semana. geRead More


