RÁDIO BPA

TV BPA

Português que deixou time da Série B igualou Abel e superou inícios de Jesus, Artur Jorge e Jardim no Brasil

Português que deixou time da Série B igualou Abel e superou inícios de Jesus, Artur Jorge e Jardim no Brasil

Esporte: rebaixamento do Athletic no Mineiro é tema do Fala Aê desta semana
Um técnico português que começou bem e virou sensação na Série B do Campeonato Brasileiro por igualar o começo de Abel Ferreira e superar o início das trajetórias dos compatriotas Jorge Jesus, Artur Jorge e Leonardo Jardim no futebol brasileiro está sem emprego. Rui Duarte, que deu uma arrancada forte com o Athletic e salvou o time do rebaixamento na segunda divisão nacional em 2025, não resistiu aos maus resultados e à queda no Campeonato Mineiro e deixou o comando técnico do time de São João del Rei.
O anúncio da saída do treinador aconteceu na terça-feira, três dias depois da confirmação do descenso na última rodada do Estadual, com o empate diante do Tombense em casa. Neca Fernandes e Frederico Carmo, auxiliares do treinador, também deixaram São João del Rei.
O Esquadrão de Aço, que amargou o primeiro rebaixamento da história do clube, teve a pior campanha entre os 12 times que disputaram o Campeonato Minero.
+ Clique aqui e siga o ge Zona da Mata no WhatsApp
Rui Duarte chegou em junho de 2025 e deixou o Athletic oito meses depois
Rapha Marques
Início promissor
O desfecho da passagem de Rui Duarte pelo Athletic foi negativo em razão dos maus resultados e da consequente queda no Estadual. No entanto, o início dele foi extremamente promissor e gerou frisson pela comparação dos números deles com compatriotas que fizeram história no futebol brasileiro recentemente.
Apesar de ter chegado no começo de junho de 2025, o treinador demorou a ser regularizado e não pôde comandar a equipe logo de cara na Série B do Brasileiro, na derrota para o Amazonas e na vitória diante do Operário-PR.
A estreia à beira do gramado causou ótima impressão, com a vitória diante do líder Goiás, fora de casa. Com quatro triunfos e uma derrota nos cinco primeiros jogos, Rui Duarte superou o começo dos trabalhos de Jorge Jesus no Flamengo, Artur Jorge no Botafogo e Leonardo Jardim no Cruzeiro.
Quando o recorte era de seis partidas, Rui igualou os números de Abel Ferreira em 2020, no início da trajetória dele no Palmeiras, com quatro vitórias, um empate e uma derrota.
Rui Duarte perdeu filho há pouco mais de um ano
Rui Duarte conseguiu uma arrancada que colocou o Athletic no meio da tabela e teve o contrato renovado com apenas 66 dias de clube. No entanto, a oscilação da equipe foi grande e fez com que o time lutasse contra o rebaixamento até a última rodada, quando o Alvinegro venceu o Paysandu por 1 a 0 no Estádio Joaquim Portugal e escapou da queda.
Rui Duarte não conseguiu repetir o bom início de 2025 na temporada 2026
Rapha Marque
Existia a expectativa de que o trabalho de Rui Duarte evoluísse em 2026, com uma pré-temporada. Porém, os resultados não apareceram, e o time foi rebaixado no Campeonato Mineiro, com apenas uma vitória em oito jogos.
Rui Duarte tez 34 partidas à frente do Athletic. Ao todo foram 10 vitórias, 12 empates e 12 derrotas. O aproveitamento foi de 41,17% dos pontos conquistados.
Neca Fernandes, Rui Duarte e Frederico Carmo dexaram o Athletic
Fernanda Trindade/Athletic Club
Chance no Braga e sucessão de Artur Jorge
Rui Duarte começou a carreira como treinador em 2016/2017, logo após se aposentar dos gramados como jogador. O trabalho dele nos primeiros anos na nova função, com dois acessos nas divisões inferiores, foi notado por um dos clubes mais tradicionais de Portugal.
O Sporting Braga contratou o jovem treinador, à época com 43 anos, para comandar a equipe sub-23 a partir da temporada 2022/2023. Além do desenvolvimento dos atletas, Rui Duarte levou os braguistas aos títulos da Taça Revelação e do Torneio de Abertura Liga Revelação na categoria.
A chance de comandar a equipe principal veio após uma negociação que ficou marcada no futebol brasileiro. Rui Duarte assumiu o Braga como interino depois da saída de Artur Jorge para o Botafogo, em abril de 2024. O treinador, que conquistaria os títulos da Libertadores e do Brasileiro pelo Glorioso, deixou o time do Minho antes do fim da temporada europeia.
Rui Duarte substituiu interinamente Artur Jorge no Braga
Divulgação Braga
Com isso, Rui Duarte comandou o Sporting Braga nas sete rodadas finais do Campeonato Português. Ele conquistou quatro vitórias e três derrotas, duas delas para Porto e Benfica. O Braga ficou com a quarta colocação.
Início como treinador, acessos e título na 4ª divisão
Rui Duarte praticamente emendou o fim da carreira como atleta com o início da trajetória como membro de comissão técnica. Depois de período curto no Moncarapachense, Rui se tornou auxiliar técnico do Farense e não demorou a assumir o time principal.
Depois de comandar o time em algumas partidas em 2016/2017, Rui Duarte conduziu o Farense ao vice-campeonato do Campeonato de Portugal, a quarta divisão nacional. A equipe perdeu a decisão para o Mafra.
Rui Duarte teve bons trabalhos antes de chegar ao Braga
SCB/Divulgação
Após bater na trave, o título do torneio veio em 2020/2021, quando Rui Duarte se transferiu para o Trofense. A equipe de Trofa, distrito de Porto, conquistou a competição e ascendeu de divisão. O Trofense passou a disputar a Liga Portugal 2, divisão imediatamente acima da Campeonato de Portugal, e conseguiu se manter na liga em 2021/2022
Carreira como jogador
Antes de chegar à beira do campo, Rui Pedro Viegas Silva Gomes Duarte esteve dentro dos gramados. Natural de Lisboa e nascido em 16 de setembro de 1978, ele fez toda a base como jogador pelo Belenenses, entre 1989 e 1997.
O primeiro clube profissional do lusitano foi o Olhanense, que seria a equipe que Rui mais defenderia na carreira. Depois de passagens por times como Os Sardinenses, o próprio Belenenses, Naval, Estrela Amadora e Leixões, o meia retornou ao Olhanense e ficou nove temporadas consecutivas na equipe até se transferir para o Farense, onde encerrou a carreira as temporadas 2014/2015.
Rui teve conquistas na equipe do Olhão. A primeira foi em 2003/2004, quando o time foi campeão da Segunda Divisão Norte, torneio que estava abaixo da Segunda Liga de Portugal e era ramificada entre as regiões Norte, Sul e Centro.
Anos depois, na temporada 2008/2009, o Olhanense se sagrou campeão da Segunda Liga e conquistou o acesso à primeira divisão portuguesa. De acordo com dados do site ogol, o meia marcou sete gols em 35 partidas naquela temporada.
O Olhanense conseguiu se manter na elite do Campeonato Português nos anos seguintes, quando conquistou a 13ª, 11ª, 8ª e 13ª posições. Em 2013/2014, o time foi 15º colocado no torneio e, após derrota no playoff, acabou rebaixado. Durante este período, Duarte exercia forte liderança na equipe, onde era capitão.
Após tantos anos no Olhanense, Rui Duarte deixou a equipe, se transferiu para o Farense e encerrou a carreira como jogador profissional. geRead More