Presidente da Fifa se diz “chocado e entristecido” com denúncia de racismo contra Vini Jr
Vini Jr. denuncia racismo, e árbitro aciona protocolo após golaço contra Benfica
O presidente da Fifa se posicionou, nesta quarta-feira, sobre a denúncia de racismo feita por Vinicius Junior, na última terça, em Benfica 0 x 1 Real Madrid. Após o brasileiro afirmar que o argentino Prestianni o chamou de macaco, Gianni Infantino se disse “chocado e entristecido” e pediu “responsabilização aos culpados”.
— Eu fiquei chocado e entristecido ao ver o suposto incidente de racismo contra Vinicius Junior na partida da Liga dos Campeões da Europa entre SL Benfica e Real Madrid FC. Não existe absolutamente nenhum espaço para o racismo no nosso esporte e na sociedade. Nós precisamos que todas as partes interessadas relevantes tomem providências e responsabilizem os culpados (…) Eu enalteço o juiz, François Letexier, por ativar o protocolo antirracismo ao usar o gesto dos braços para interromper o jogo e gerenciar a situação — disse o presidente da Fifa em comunicado.
+ Imprensa internacional destaca golaço de Vini Jr. e denúncia de racismo
+ Henry, Seedorf e Luisão, ídolo do Benfica, apoiam Vini: “Vergonha”
Infantino fez a publicação em uma versão em português e outra em inglês em suas redes sociais. Além da acusação de racismo, Vini Jr foi protagonista da partida por fazer um bonito gol que decidiu a vitória do Real fora de casa no jogo de ida dos playoffs da Champions League.
Gianni Infantino, presidente da Fifa, se posiciona em denúncia de racismo contra Vini Jr em Benfica x Real Madrid
Reprodução/Instagram
A denúncia de racismo
O episódio ocorreu logo depois de o brasileiro marcar um golaço e abrir o placar para o time espanhol no segundo tempo do confronto, no Estádio da Luz, em Lisboa.
A comemoração de Vinicius após o gol, diante da bandeirinha de escanteio e perto de uma torcida organizada do Benfica, gerou reclamações dos jogadores do time luso e iniciou uma confusão no gramado. Vini, inclusive, foi punido com um cartão amarelo por parte do árbitro francês François Letexier.
Após os ânimos se acalmarem, e o jogo ser encaminhado para ser reiniciado, Vini Jr. se indignou com uma manifestação vinda da lateral do campo e fez uma denúncia de racismo para o juiz. Mais uma vez, uma confusão generalizada se formou.
Benfica 0 x 1 Real Madrid | Melhores momentos | Champions League
O árbitro imediatamente acionou o protocolo antirracismo previsto pela Uefa e paralisou a partida. O jogo ficou parado por cerca de 10 minutos, enquanto Vini foi amparado por companheiros como Mbappé e Tchouaméni. O técnico do Benfica, José Mourinho, foi um dos que conversou com o brasileiro. Membros das duas comissões técnicas discutiram muito em meio à confusão.
A torcida do Benfica, então, passou a xingar em coro o astro brasileiro – que também teve objetos arremessados em sua direção. A partida foi retomada normalmente, e Vini passou a ser vaiado a cada toque na bola. Mbappé foi outro que passou a ser muito vaiado. A súmula da partida trará o relato oficial do árbitro François Letexier.
Benfica x Real Madrid – Otamendi e Vini Jr. discutem
Reuters/Pedro Nunes geRead More


