RÁDIO BPA

TV BPA

Prevc, o sobrenome do salto de esqui: família eslovena tem quatro irmãos medalhistas olímpicos

Prevc, o sobrenome do salto de esqui: família eslovena tem quatro irmãos medalhistas olímpicos

Irmãos eslovenos conquistam o ouro no salto de esqui nos Jogos de Milão-Cortina
Se existisse uma disputa para definir o sobrenome mais emblemático do salto de esqui, “Prevc” seria um forte candidato ao título. A família eslovena reúne quatro irmãos medalhistas olímpicos na modalidade, um feito raro até mesmo em esportes tradicionais de inverno. Os mais recentes a entrarem para essa galeria foram Domen e Nika Prevc, que foram campeões olímpicos na prova por equipes mistas dos Jogos de Milão-Cortina 2026.
+ Formato em V, desclassificação por trajes e ponto K: entenda o salto de esqui
+ Mexicana será 1ª mãe a disputar Olimpíadas de Inverno com o filho: “Muito emocionante”
+ Lucas Pinheiro: confira especial do ge, que detalha as provas do brasileiro
+ Nicole Silveira melhora tempo e termina em 12º lugar após 2ª descida do skeleton
Nika e Domen Prevc (à direita), ao lado de Nika Vodan e Anze Lanisek (à esquerda)
REUTERS/Kai Pfaffenbach
Domen e Nika formaram um time com os compatriotas Nika Vodan e Anze Lanisek no ouro, na prova que aconteceu na última terça-feira. A conquista teve um significado especial para Nika, a caçula entre os irmãos olímpicos, que já havia subido ao pódio nesta edição ao conquistar a medalha de prata na prova individual da pista normal. Com o título, ela e Domen se juntaram aos irmãos mais velhos, Peter e Cene, completando o quarteto olímpico da família.
Ao todo, a família Prevc soma oito medalhas olímpicas no salto de esqui, sendo três de ouro, além de 17 medalhas em Campeonatos Mundiais, com nove títulos. Há ainda uma quinta irmã, Ema, nascida em 2009, que optou por não seguir carreira no esporte.
Nika Prevc em ação no salto de esqui nas Olimpíadas de Milão-Cortina 2026
Stephanie Lecocq/REUTERS
A história dos Prevc
A história de sucesso dos Prevc começou com Peter, o mais velho dos irmãos. Foi ele quem deu os primeiros passos no salto de esqui, há cerca de 20 anos, em Kranj, no norte da Eslovênia. Inicialmente praticante do esqui tradicional, Peter passou a construir rampas perto de casa para tornar a brincadeira mais desafiadora, ainda na infância.
O incentivo familiar foi decisivo. O pai, Božidar “Dare” Prevc, árbitro internacional de salto de esqui, levou o filho a um clube especializado, onde Peter iniciou sua trajetória competitiva. Enquanto treinava e colecionava conquistas, ele também inspirava os irmãos mais novos. Cene, Domen e Nika seguiram seus passos e passaram a se dedicar à modalidade.
Irmãos Prevc: o mais velho Peter sentado no sofá, enquanto os mais novos fazem a posição do salto de esqui
Reprodução
Peter abriu a coleção olímpica da família em Sochi 2014, com uma medalha de prata e outra de bronze, aos 21 anos. Duas edições mais tarde, em Pequim 2022, voltou ao pódio ao lado de Cene na prova por equipes masculinas em pista longa, e ainda conquistou o ouro na disputa por equipes mistas.
Após os Jogos de Pequim, Peter e Cene se aposentaram, mas o legado da família permaneceu. Durante o ciclo olímpico até Milão-Cortina, Domen e Nika viveram grandes temporadas e, recentemente, venceram uma etapa da Copa do Mundo no mesmo fim de semana, tornando-se o primeiro par de irmão e irmã a alcançar esse feito.
Peter e Domen Prevc, em janeiro de 2026
Daniel Karmann/picture alliance via Getty Images
Domínio de Domen e Nika
Atualmente, Domen, de 26 anos, e Nika, de 20, são os campeões mundiais individuais da pista longa. Além disso, Nika também conquistou o ouro na pista normal na edição mais recente do Mundial. Os dois ainda detêm os recordes mundiais de saltos mais longos da história: Domen com 254,5 metros e Nika com 236 metros, marcas estabelecidas em março de 2025, em locais diferentes.
Na Itália, ambos disputaram a prova individual da pista normal antes do ouro por equipes mistas. Nika ficou com a prata, enquanto Domen terminou na sexta colocação. Os irmãos ainda voltam à rampa nesta edição olímpica: a prova da pista longa masculina acontece neste sábado (14), às 14h45 (horário de Brasília), enquanto a disputa feminina da pista longa será no domingo (15).
Esloveno bate recorde mundial de salto no esqui ao superar dois campos e meio do Maracanã
Hoje com 33 e 29 anos, respectivamente, Peter e Cene seguem ligados ao esporte mesmo após a aposentadoria. Peter atua como chefe de desenvolvimento de equipamentos da seleção eslovena de salto de esqui, enquanto Cene trabalha como comentarista de TV durante os Jogos de Milão-Cortina – além de se dedicar a apresentações de stand-up comedy. geRead More