RÁDIO BPA

TV BPA

Professora de Educação Física vira destaque no MMA e atrai mais mulheres a praticarem o esporte

Professora de Educação Física vira destaque no MMA e atrai mais mulheres a praticarem o esporte

ge encara e conhece Lorena Cavalcante, lutadora de MMA
Próxima de concluir o curso de Educação Física, Lorena iniciou na luta pelo ji-jítsu. Atualmente, dá aulas, ensinando o esporte para crianças e adolescentes. Com apenas 25 anos, migrou para o MMA, sendo uma das poucas mulheres a praticar o esporte no início. Através da influência de uma equipe de MMA em um torneio amador, Lorena decidiu colocar as luvas e encarar o octógono, e hoje serve de inspiração para outras mulheres na modalidade. Assista acima.
Lorena Cavalcante, lutadora de MMA
Rede Clube
Quando eu comecei, há um ano, percebi que a presença das mulheres no tatame é muito pequena, inferior ao que é no jiu-jítsu atualmente. Quando eu consegui encaixar o MMA na minha vida, foi que eu fiquei apaixonada, e eu disse: “Eu preciso trazer mais mulheres para sentir o que eu sinto”
Lorena com seus alunos de jiu-jítsu
Rede Clube
Lorena com seus alunos de jiu-jítsu
Rede Clube
Hoje, a gente está conseguindo mudar a história e a rota da nossa vida por conta do esporte, dessa disciplina com a qual crescemos. E, hoje, a minha meta de vida, como profissional de Educação Física, como lutadora de jiu-jítsu e atleta de MMA, é servir de inspiração para outras mulheres”
O objetivo de Lorena dentro da modalidade é atrair outras mulheres para o esporte, além de não ser uma presença solitária, como a única atleta feminina no MMA, quebrando padrões e abrindo novos espaços no mundo da luta.
Luana Aquino, lutadora de MMA
Rede Clube
Lorena Cavalcante, lutadora de MMA
Rede Clube
]
– É bem significante, porque fortalece a mulher dentro do tatame. Como nós, mulheres, temos sofrido bastante violência atualmente, ter mais mulheres inseridas nesse contexto é excelente, porque fortalece o nosso poder feminino e nos deixa mais empoderadas em relação a isso. Além disso, também nos ajuda, em qualquer eventualidade, a aprender a nos defender, o que é muito importante nos dias de hoje – citou Lorena.
Para que Lorena siga em evolução no esporte, ela precisa lutar e também participar de competições; porém, isso se tornou um problema. Por falta de atletas femininas, Lorena tem que viajar para outro estado para conseguir lutar. Hoje, a presença de mulheres no MMA aumentou significativamente, e Lorena afirmou que isso elevou sua motivação.
Chegar em um tatame e ver tantas mulheres é muito bom, porque, quando eu cheguei, não tinha tantas; era eu e minha prima. Estou tendo que sair para outro estado para conseguir luta. Para mim, hoje, é muito bom ver um tatame com bastante mulheres, servir de inspiração para elas, e isso me motiva”
Lorena Cavalcante, lutadora de MMA
Rede Clube
Péricles Primo, treinador de MMA, destacou que Lorena é uma excelente atleta e bastante dedicada nos treinos. No momento, Lorena vem participando de algumas competições dentro do esporte. Além do seu desenvolvimento, ela vem atraindo mais mulheres para a modalidade.
Péricles Primo, irmão de Luana
Rede Clube
A Lorena é uma excelente atleta que vem do jiu-jítsu, participou de algumas competições da modalidade e migrou agora para o MMA. Ela está com algumas competições de nicho, é muito dedicada, treina bastante e traz a força feminina para o esporte. Ela está se desenvolvendo muito e atraindo outras mulheres.
Foi no MMA que Lorena encontrou uma mudança na sua vida. Através dessa sensação, ela segue levando e unindo mais mulheres ao mundo das lutas, ajudando no crescimento do esporte no Piauí.
Lorena Cavalcante, lutadora de MMA
Rede Clube geRead More