RÁDIO BPA

TV BPA

Reação arrasadora mostra caminhos que o Grêmio de Luís Castro pode seguir

Reação arrasadora mostra caminhos que o Grêmio de Luís Castro pode seguir

Grêmio 5 x 3 Botafogo | Melhores momentos | 2ª rodada | Brasileirão 2026
Até parecia que gremistas e botafoguenses estavam envolvidos em alguma decisão de título secreta, da qual apenas suas torcidas tinham conhecimento, tamanha disposição, até mesmo insanidade, as equipes demonstraram no gramado da Arena. No reencontro de Luís Castro com o Botafogo, a famigerada “lei do ex” expandiu-se para o banco de reservas e o desfecho resultou em uma arrasadora virada gremista de 5 a 3.
Foram dois tempos extremamente distintos, como água e vinho e água que passarinho não bebe. Na primeira parte, o time carioca teve provavelmente sua melhor performance na temporada há pouco iniciada. Organizado e agressivo, contou com Montoro e Danilo inspirados para ir ao vestiário com uma contundente e merecida vitória parcial de 2 a 1. Nesse momento, possivelmente Martín Anselmi contemplava os azulejos do vestiário acreditando que em pleno mês de fevereiro já havia encontrado um rumo para a sua equipe.
O problema é que havia um segundo tempo. E houve, sobretudo, a presença de Luís Castro e, por consequência, de Francis Amuzu, o atacante belga que entrou para transformar a cambaleante atuação gremista do primeiro tempo em uma avalanche que desabou sobre o Botafogo na etapa final. Instruído pelo técnico português, Amuzu riscou em brasa o lado direito da remendada defesa botafoguense, sendo responsável direto por três gols em dez minutos. No fim da noite, o grande beneficiário desse caos rabiscado em três cores foi o centroavante Carlos Vinícius, autor de três gols, neste momento o mais letal inquilino da grande área do futebol mundial: são 20 gols em 22 jogos com a camisa gremista.
Carlos Vinicius e Amuzu em vitória do Grêmio
Lucas Uebel/Grêmio
Após resultados adversos, com desempenho inconstante, tanto no Gre-Nal quanto diante do Fluminense, é possível dizer que este foi o cartão de visitas de Luís Castro na temporada, o momento em que finalmente seus conceitos foram refletidos em campo. Conforme declarou o próprio técnico na entrevista coletiva, salientando a obviedade que precisa ser repetida: é preciso tempo para implantar novas ideias.
No entanto, uma vitória desse porte é um atalho importante para que o processo seja estabelecido com maior tranquilidade e comece a somar pontos, não apenas na tabela, mas na relação com o torcedor. Na noite de ontem, várias foram as boas notícias, além do resultado: nomes como Carlos Vinícius, Amuzu, Noriega, Arthur e Tetê podem servir de base para uma sólida espinha dorsal. A equipe mostrou não apenas ímpeto, mas também método para reverter uma situação adversa, ainda mais delicada pelo início de temporada instável. Alguns pontos de destaque foram as transições ofensivas rápidas, a busca pela profundidade e a participação ativa dos jogadores de lado.
Luís Castro comentou 10 ideias que pretende levar do quadro para o campo
Rodrigo Fatturi / Grêmio / Divulgação
Grêmio, Botafogo e Luís Castro parecem viver uma trama marcada pela reversão de expectativas. Quando o time alvinegro entrou em decadência no Brasileiro, após o técnico português deixar a equipe para treinar Cristiano Ronaldo no Al-Nassr, mesmo estando na liderança do campeonato, uma das derrotas que sacramentou a inesperada perda do título foi justamente a virada sofrida para o Grêmio, aquele 4 a 3 em que Luis Suárez só não fez chover em São Januário. Não fez chover, mas semeou esperança: o resultado inclusive deixava o Grêmio com significativas chances de título.
A virada de ontem praticamente não tem relação com os eventos de 2023, mais distantes na memória do que no próprio calendário. Infelizmente, como é começo de campeonato, inclusive talvez seja esquecida em uma futura seleção das melhores partidas da competição, apesar dos oito gols e de incansáveis reviravoltas. O verão ainda nem acabou e daqui uns dias tem Carnaval, o que costuma borrar um pouco a memória coletiva. No entanto, o que aconteceu no 5 a 3, especialmente no segundo tempo, além de ter deixado satisfeito o ofensivista Luís Castro, como ele próprio se classificou, oferece bons indícios do caminho que os tricolores podem (e querem) trilhar na temporada.
“Para lavar a alma”, celebra Queki após vitória do Grêmio | A Voz da Torcida geRead More