Reforço mais badalado do Vitória, Marinho revê Flamengo, clube em que foi do sonho à saída turbulenta
Marinho se emociona na volta ao Vitória após 10 anos
Reforço mais badalado do Vitória para a temporada, Marinho pode fazer a estreia pelo Rubro-Negro contra o seu ex-clube, o Flamengo, em jogo marcado para esta terça-feira e válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. No Fla entre 2022 e 2023, o atacante levantou títulos, realizou sonho, mas também viveu frustrações.
Siga o ge Vitória nos Canais do WhatsApp
Veja quem chega e quem sai do Vitória em 2026
Depois de três anos de destaque no Santos, com uma final da Libertadores e um prêmio de Rei da América para o currículo, Marinho foi anunciado com grande expectativa no Flamengo, em 2022. Na entrevista de apresentação, disse estar realizando o sonho do pai e que toda a sua cidade natal, Penedo, em Alagoas, era flamenguista.
Emoção muito grande porque eu sabia que dentro de casa todo mundo vai continuar vestindo a camisa. Nada melhor que eles poderem usar a camisa com o meu nome.
Marinho com a camisa do Flamengo
Gil Gomes/AGIF
Marinho marcou em sua estreia, contra o Boavista, e fez uma boa primeira temporada com a camisa rubro-negra. Apesar de não ter se tornado titular absoluto, fez 43 jogos (20 saindo do banco), balançou as redes seis vezes e deu seis assistências. Sob o comando de Dorival Júnior, foi campeão da Libertadores e da Copa do Brasil.
Mas a temporada 2023 teve desfecho totalmente diferente para Marinho e para o Flamengo, que terminou o ano sem títulos pela primeira vez desde 2016. Em baixa no Fla, o atacante viu a pressão aumentar após se recusar a viajar com a delegação para o Chile, onde o Rubro-Negro enfrentou o Ñublense pela Libertadores, em maio.
Os exames não detectaram lesão antes do jogo, mas registraram edema na reapresentação depois da partida. Treinador à época, Jorge Sampaoli havia determinado que os lesionados também viajassem, orientação descumprida por Marinho. Foi o início do fim da passagem.
Marinho em treino do Flamengo
Marcelo Cortes/Flamengo
Multado e afastado do grupo principal, o jogador entrou na Justiça contra o Flamengo e pediu para que fosse reintegrado. Em nota, o estafe de Marinho afirmou que o clube não podia desvalorizar o patrimônio daquela maneira. O jogador, contudo, não atuou mais pela equipe carioca.
A seis meses do fim do vínculo com o Flamengo, Marinho teve o contrato rescindido de forma amigável com o clube carioca. Ao todo, em 2023, foram 16 jogos e três assistências para o jogador.
Após deixar o Flamengo, Marinho acertou com o Fortaleza, que pagou 400 mil dólares (cerca de R$ 2 milhões à época) ao Fla pela contratação até o fim de 2025. Em entrevista no fim de 2023, ele chegou a assumir que errou ao trazer muita expectativa para si mesmo na chegada ao Fla.
Vai ter reestreia do ídolo?
Marinho em treino do Vitória
Victor Ferreira / EC Vitória
Diante do seu ex-clube, Marinho pode dar os primeiros passos na volta ao Vitória após 10 anos da passagem em que fez história. Principal responsável pela campanha de salvação do time em 2016, o atacante foi anunciado como novo reforço no dia 27 de janeiro, dois dias depois de aparecer no Barradão torcendo na arquibancada.
Desde então, Marinho passa por um trabalho físico para ter condição de ir a campo. O atacante trabalha normalmente com o elenco rubro-negro e está relacionado para o jogo desta terça-feira. A bola rola às 21h30 (de Brasília) pela terceira rodada da Série A.
*Sob supervisão de Ruan Melo
a geRead More


