RÁDIO BPA

TV BPA

Trump faz 1ª reunião de seu Conselho da Paz

Trump faz 1ª reunião de seu Conselho da Paz

 Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursa em 1ª reunião do Conselho de Paz em 19 de fevereiro de 2026.
AP Photo/Mark Schiefelbein
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez a primeira reunião de seu Conselho da Paz, lançado há um mês em Davos, nesta quinta-feira (19).
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O encontro, segundo a Casa Branca, conta com delegações de mais de 20 países. Trump o iniciou fazendo elogios aos líderes dos países que aceitaram fazer parte do conselho, entre eles o argentino Javier Milei.
Foto de família com presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e líderes de outros países em 1ª reunião do Conselho de Paz em 19 de fevereiro de 2026.
REUTERS/Kevin Lamarque
As expectativas para a reunião
Há expectativa de que o presidente Donald Trump anuncie o envio de tropas à Faixa de Gaza e a criação de um fundo multibilionário para reconstruir o território.
O Conselho da Paz surgiu com o objetivo de ajudar na estabilização de Gaza após o cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista Hamas. No entanto, há preocupações de que o órgão tente atuar em outros conflitos e funcione como uma “ONU paralela”.
O Brasil também foi convidado a integrar o Conselho da Paz, mas ainda não deu resposta oficial. Trump exigiu o pagamento de US$ 1 bilhão para garantir um assento permanente no grupo.
Em conversa com Trump, Lula propõe que ‘Conselho da Paz’ se limite à Faixa de Gaza
LEIA TAMBÉM
EUA estão prontos para possível ataque ao Irã no fim de semana, diz imprensa americana
Putin comenta crise em Cuba e diz que restrições impostas pelos EUA são ‘inaceitáveis’
VÍDEO: avalanche na Itália deixa 3 esquiadores mortos nos Alpes
Reconstrução
Trump exibe tratado de paz de Gaza
Fabrice Coffrini/AFP
Em janeiro, durante o lançamento do Conselho da Paz, Trump apresentou os planos de reconstrução de Gaza. O presidente dos Estados Unidos mostrou um mapa com a divisão do território em áreas residenciais, industriais e turísticas.
O projeto prevê a construção de 180 arranha-céus ao longo de toda a faixa litorânea, voltados ao turismo. O plano também inclui 100 mil unidades habitacionais em Rafah, no sul da Faixa, na fronteira com o Egito.
“A prioridade número um será a segurança, obviamente. Estamos trabalhando em estreita colaboração com os israelenses para encontrar uma maneira de reduzir a tensão, e a próxima fase é trabalhar com o Hamas na desmilitarização”, disse Jared Kushner, conselheiro e genro de Trump.
Parte do plano dos Estados Unidos para a reconstrução da Faixa de Gaza, apresentado no Fórum Econômico Mundial, em 22 de janeiro de 2026.
Reprodução/ g1
VÍDEOS: mais assistidos do g1g1 > Mundo Read More