Urnas fecham no Japão; partido de premiê apoiada por Trump deve garantir maioria no parlamento, projeta emissora japonesa
Japoneses vão às urnas em eleições antecipadas convocadas por premiê
As urnas das eleições legislativas no Japão fecharam às 20h deste domingo (8), no horário local, e a contagem dos votos foi iniciada em seguida.
Segundo boca de urna divulgada pela emissora pública japonesa NHK, o partido da primeira-ministra Sanae Takaichi, apoiada por Donald Trump, deve garantir maioria na Câmara.
De acordo com a projeção, o Partido Liberal Democrata (LDP) deve conquistar entre 274 e 328 das 465 cadeiras em disputa, margem considerada estratégica para avançar pautas legislativas importantes.
Somando forças com o parceiro de coalizão Nippon Ishin no Kai, do Japan Innovation Party (Partido da Inovação do Japão, o bloco governista deve obter entre 302 e 366 assentos no total, reforçando a base de apoio do governo no Legislativo.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Eleições antecipadas
Takaichi dissolveu o Parlamento em 19 de janeiro e convocou eleições antecipadas para tentar transformar sua alta popularidade em uma maioria mais consolidada no Legislativo, o que pode facilitar a aprovação de medidas do governo.
Takaichi: quem é a premiê ‘workaholic’ que assusta japoneses
A eleição foi anunciada no dia 27 do mês passado e é considerada a mais curta desde o fim da Segunda Guerra Mundial, com apenas 16 dias entre a dissolução do Parlamento e o dia da votação, segundo a imprensa local.
Ao longo de 12 dias de campanha, 1.284 candidatos disputaram as 465 cadeiras da Câmara dos Representantes, em distritos uninominais e pelo sistema de representação proporcional.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participa de uma cerimônia de assinatura durante uma reunião bilateral com a primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, no Palácio de Akasaka, em Tóquio, Japão, em 28 de outubro de 2025.
REUTERS/Evelyn Hockstein
Apoio de Trump
A primeira-ministra reforçou sua posição de favorita após receber o apoio público do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em publicação nas redes sociais, ele afirmou que Takaichi é uma líder “forte, poderosa e sábia” e declarou “apoio total e absoluto” à premiê.
Trump também disse estar ansioso para recebê-la na Casa Branca em 19 de março e destacou negociações comerciais e cooperação em segurança entre os dois países.
Primeira mulher a governar o Japão, Takaichi, de 64 anos, tornou-se em outubro a quinta chefe de governo do país em cinco anos. Popular, especialmente entre os jovens, apesar de suas posições conservadoras, ela se tornou um fenômeno nas redes sociais.
Quem é Sanae Takaichi, primeira mulher a ocupar cargo de premiê no Japão
Apoiadores agitam bandeiras nacionais japonesasem um evento de campanha eleitoral no primeiro dia de campanha para a eleição antecipada de 8 de fevereiro, em Tóquio, Japão, 27 de janeiro de 2026
Kim Kyung-Hoong1 > Mundo Read More


