RÁDIO BPA

TV BPA

Você sabia? Flamengo já contratou maior ídolo do Corinthians, mas reforço não emplacou

Você sabia? Flamengo já contratou maior ídolo do Corinthians, mas reforço não emplacou

Há 40 anos, Sócrates chegava ao Flamengo para formar dupla com Zico
Concorrentes ao título da Supercopa Rei neste domingo, Flamengo e Corinthians compartilharam muitos jogadores ao longo da história: Adriano, Marcelinho Carioca, Renato Abreu, Fábio Luciano, Gamarra, Edilson Capetinha, Liedson… Mas você sabia que o maior ídolo de um desses clubes também já vestiu as cores do outro?
Tanto em eleição realizada pelo ge em 2019, com votos de 100 jornalistas conhecedores da história alvinegra, quanto em enquete para a torcida, Sócrates ganhou a disputa. De 1978 a 1984, o ex-meia brilhou em campo com 298 jogos, 172 gols e três Campeonatos Paulistas (em 79, 82 e 83), e fora das quatro linhas foi o grande símbolo da “Democracia Corinthiana”.
Sócrates em um Corinthians x Flamengo pelo Brasileiro de 1984
Sidney Corrallo/Estadão Conteúdo
Em setembro de 1985, um ano depois de Sócrates sair do Corinthians para jogar na Fiorentina (Itália), o Flamengo foi buscar o craque por empréstimo e pagou aos italianos US$ 100 mil (cerca de Cr$ 800 milhões na cotação da época) pela liberação. O clube rubro-negro apostou suas fichas numa dupla com Zico, que chegou a ir ao aeroporto recepcionar o novo companheiro.
— Era Messi e Cristiano Ronaldo hoje no mesmo time — comparou o radialista Eraldo Leite, da Rádio Tupi.
Jornal O Globo demonstrava otimismo na dupla Zico e Sócrates no Flamengo
Reprodução / O Globo
Mas a badalada dupla no papel não deixou saudades em campo. Até porque ela mal pôde ser vista. Logo nos primeiros treinos na Gávea, Sócrates sofreu uma fratura no tornozelo esquerdo. Foram 75 dias para conseguir voltar a treinar com bola, mais o tempo de recondicionamento físico depois.
— No segundo treino, eu estava apitando, e ele recuando, parece que torce o tornozelo, cai e tem uma fratura. Isso era desesperador, um fato raríssimo, não houve choque. Infelizmente essa lesão afastou um pouquinho ele do grupo. Viva em tratamento, fisioterapia e muitas vezes em São Paulo — recordou Sebastião Lazaroni, preparador físico e assistente do Flamengo na época.
Sócrates fraturou tornozelo esquerdo nos primeiros treinos no Flamengo
Reprodução / O Globo
Sócrates só conseguiu estrear com a camisa rubro-negra em 1986 e fez três jogos ao lado de Zico: dois amistosos, contra Al Riffa (Barém) e a seleção do Iraque, e diante do Fluminense na Taça Guanabara. No dia 16 de fevereiro, há 40 anos, o Flamengo goleou por 4 a 1, com direito a hat-trick de Zico. O clássico com 84 mil pessoas no Maracanã foi a única partida oficial da dupla no clube.
— No jogo seguinte eles já tinham saído para servir a Seleção. E quando o Sócrates voltou, teve um problema de coluna e não jogou mais com o Zico porque ele voltou da Copa e foi de novo para uma cirurgia do joelho — explicou Eraldo.
✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Flamengo no WhatsApp
Sócrates teve curta e apagada passagem no Flamengo
Editoria de Arte
Sócrates voltou a jogar pelo Flamengo só em novembro e engatou uma sequência de partidas, mas sem nunca conseguiu ser nem sombra do ídolo do Corinthians. Aos todo, foram apenas 20 jogos e cinco gols com a camisa rubro-negra. Enquanto Zico ficou um ano parado e retornou em junho de 1987, pouco tempo após o Doutor deixar o clube.
— Foi isso, não coincidiu, cara. Se eles jogam juntos, já era — lamenta até hoje Bebeto, que era um dos jovens do elenco rubro-negro na época.
Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília) no Mané Garrincha, valendo o título da Supercopa. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
🗞️ Leia mais notícias do Flamengo
🎧 Ouça o podcast ge Flamengo
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv geRead More