RÁDIO BPA

TV BPA

Análise: Corinthians de Dorival sucumbe em mata-mata pela primeira vez em mais um jogo ruim

Análise: Corinthians de Dorival sucumbe em mata-mata pela primeira vez em mais um jogo ruim

Novorizontino 1 x 0 Corinthians | Melhores momentos | Semifinal | Campeonato Paulista 2026
O Corinthians de Dorival Júnior sucumbiu em um jogo eliminatório pela primeira vez. O Timão jogou mal contra um Novorizontino organizado e valente e se despediu do Campeonato Paulista na semifinal, com derrota por 1 a 0, desperdiçando a chance de defender o título de 2025.
+ Siga o canal ge Corinthians no WhatsApp
É verdade que o Corinthians começou o ano preocupado com o físico dos jogadores, devido ao pouco tempo de férias e de pré-temporada, e priorizando o Campeonato Brasileiro, mas escalou o que tinha de melhor na semifinal disputada no estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP), no último sábado.
Rodrigo Garro e Memphis Depay conversam em Novorizontino x Corinthians pela semifinal do Campeonato Paulista
Rapha Marques/AGIF
O técnico Dorival Júnior apostou em um esquema tático com o holandês Memphis Depay como único jogador de ataque e cinco homens no meio-campo – às vezes com um deles recuando para compor uma zaga com três defensores.
Foi uma estratégia parecida à adotada no clássico contra o Santos, pela quarta rodada do Paulistão, com a diferença de que, naquela ocasião, Yuri Alberto era o único atacante. Ele infernizou a zaga santista.
Desta vez, Memphis pouco apareceu e produziu. Nas bolas que recebeu, não conseguiu progredir, perdendo duelos contra os adversários.
Veja a entrevista coletiva do técnico Dorival Júnior após Novorizontino 1 x 0 Corinthians
Mais notícias do Corinthians:
+ Atuações: Timão vai mal com Memphis isolado; dê suas notas
+ André avança em negociação para vender André; veja valores
O Corinthians sentiu a ausência de Yuri, como atacante que, apesar de desperdiçar muitas finalizações, se movimenta, busca o jogo, abre espaços e cria chances. Tudo que Memphis não conseguiu fazer. Yuri se recupera de uma lesão muscular de grau 2.
Faltou efetividade no ataque, assim como o meio-campo não conseguiu ser eficiente. Rodrigo Garro e Breno Bidon não se entenderam. A dupla jogou junta como titular apenas pela segunda vez na temporada – isso só havia acontecido na derrota para o Bahia por 2 a 1, na Campeonato Brasileiro, em 28 de janeiro.
O Corinthians teve 68% da posse de bola e 13 a 8 em finalizações, mas viu o Novorizontino concluir uma das poucas jogadas ofensivas que construiu.
Aos 28 minutos do segundo tempo, Mayk aproveitou um vacilo do sistema defensivo e marcou o gol da vitória, nas costas do volante André, que vinha sendo o destaque da partida e se tornou o principal assunto do sábado devido à notícia de sua provável venda para o Milan, da Itália.
Marcelo Paz explica negociação com Milan por André: “Corinthians precisa vender jogadores”
Só aos 15 minutos da etapa final é que o treinador corintiano havia promovido a entrada de Vitinho como companheiro de Memphis no ataque. Não deu em nada. O Corinthians seguiu tendo dificuldades ofensivas.
A partir do gol adversário, Dorival fez as demais substituições, na tentativa de, no pouco tempo que restava, buscar o empate. O Corinthians não chegou nem perto de exercer uma pressão que assustasse o Novorizontino.
Com a eliminação no Paulistão, o Timão emendou mais uma atuação ruim, assim como fez contra a Portuguesa e o Cruzeiro. Se nessas últimas duas partidas, a equipe arrancou o empate, agora não se recuperou do baque.
Saiu de campo com a primeira eliminação com Dorival no comando – o técnico levou o Corinthians ao título da Copa do Brasil de 2025 -, desperdiçando a chance de ser bicampeão paulista.
Agora, o Timão terá de focar as atenções no Campeonato Brasileiro e se preparar para o maior desafio da temporada, a Conmebol Libertadores.
+ Leia mais notícias do Corinthians
“Corinthians joga fora a chance do bi”, lamenta Careca após eliminação | A Voz da Torcida
🎧 Ouça o podcast ge Corinthians🎧
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge
e geRead More