Gabriel Gomez correrá na Fórmula Regional Europeia no ano de 2026
Principal nome do Brasil nas pistas de Fórmula 4 em 2025, Gabriel Gomez subiu um degrau na escalada rumo às principais categorias mundiais de monopostos em 2026. O catarinense de 19 anos de idade vai assumir um dos carros da equipe Rodin Motorsport na Formula Regional Europeia (Freca). O campeonato é a última fase antes de os competidores ingressarem nos eventos promovidos pela F1 e foi inaugurado em 2019.
Dois brasileiros já conquistaram o título da Freca: Gianluca Petecof em 2020 e Rafael Câmara em 2024. Outros veteranos da categoria hoje estão no grid da F1, casos do campeão de 2023, Andrea Kimi Antonelli, italiano que acaba de vencer o GP da China, do brasileiro Gabriel Bortoleto, do argentino Franco Colapinto e do francês Isack Hadjar. A trajetória de Gabriel Gomez até a FRECA passa por uma exitosa trajetória no kart, com títulos no Brasil, pole no Mundial e dois vice-campeonatos europeus e uma temporada exuberante na F4. No ano passado Gomez correu três campeonatos e conquistou um título e dois vices. Ele fez ao todo 41 provas pela equipe US Racing e subiu no pódio em 25 ocasiões, sendo nove delas como vencedor.
Gabriel Gomez fez o primeiro teste na Freca em Monza, na Itália, no ano passado, pela ART GP
Divulgação
– Correr a Freca pela Rodin Motorsport em 2026 é a maior oportunidade que tive na carreira e vou lutar com todas minhas forças para corresponder. Tivemos uma boa campanha na F4 e o objetivo agora é seguir evoluindo. Sei que estou em uma das melhores organizações da Europa e que temos todos os ingredientes para, com muito trabalho, batalhar por troféus na temporada – disse Gabriel Gomez.
A performance rendeu convites para a categoria superior e Gomez assumirá um cockpit da bem-sucedida equipe Rodin Motorsport. A organização tem a atual estrutura corporativa estabelecida em 2024, após investimento do empreendedor australiano David Dicker como sócio majoritário da equipe fundada pelo britânico Trevor Carlin em 1996. O time atua em cooperação próxima com montadora neozelandesa Rodin Cars e tem sua base operacional em Farnham, no Reino Unido. A Rodin é uma das forças nas categorias de base e está presente em seis campeonatos de carros de fórmula: F4, F1 Academy, GB3, Freca, FIA F3 e F2, além de preparar também carros de GT.
Gabriel Gomez correu pela equipe US Racing na Fórmula 4 Italiana em 2026
Fotocar 13
Ao longo da história da organização, muitos pilotos de renome aceleraram seus carros, como o atual campeão de F1 Lando Norris e o tetracampeão mundial Sebastian Vettel. No grid atual da F1, além do piloto da McLaren, passaram pelo programa hoje coordenado pela Rodin Motorsport George Russell, Carlos Sainz Jr e Yuki Tsunoda. A lista de ex-pilotos contém ainda vencedores da Indy500 (Marcus Ericsson, Will Power, Joseph Newgarden e Takuma Sato), vencedores das 24 Horas de Le Mans (Brendon Hartley, Sebastien Buemi e Robert Kubica) e campeões mundiais da FIA Formula E (Buemi e Jean Eric Vergne). Entre os brasileiros de passagem pela organização, destaque para Felipe Nasr e Bruno Senna.
A temporada 2026 da FRECA terá oito etapas, algumas com duas corridas e outras com rodadas triplas. Todas as pistas estão ou já estiveram no calendário da F1. No ano passado, o campeonato teve 39 competidores inscritos em ao menos uma etapa, com dez equipes diferentes alinhando carros para os grids. O campeão foi o britânico Freddie Slater e o brasileiro Pedro Clerot terminou em quarto. A temporada começa no Red Bull Ring em 22 de abril e termina em Hockenheim em 13 de setembro.
Calendário da Formula Regional Europeia:
1 – Red Bull Ring (Áustria) – 24 a 26 de abril
2 – Zandvoort (Holanda) – 22 a 24 de maio
3 – Spa-Francorchamps (Bélgica) – 29 a 31 de maio
4 – Monza (Itália) – 19 a 21 de junho
5 – Hungaroring (Hungria) – 3 a 5 de julho
6 – Paul Ricard (França) – 17 a 19 de julho
7 – Ímola (Itália) – 4 a 6 de setembro
8 – Hockenheim (Alemanha) – 11 a 13 de setembro
Perfil Rafael Lopes
Editoria de Arte/GloboEsporte.com geRead More


