Insensatez com Filipe Luís mostra que sucesso cegou diretoria do Flamengo
Filipe Luís é demitido do Flamengo após goleada 8 a 0 no Carioca
Escrevo este texto de supetão, no mesmo susto que muitos torcedores tomaram ao despertar na manhã desta terça-feira e descobrir que Filipe Luís havia sido demitido pelo Flamengo após a goleada de 8 a 0 sobre o Madureira, após a classificação para a final do Campeonato Carioca, após dar entrevista coletiva normalmente – alheio à insensatez que se avizinhava.
O dia trará desdobramentos para uma das decisões mais surpreendentes do futebol brasileiro nos últimos anos. Os ingredientes do momento são relevantes, mas insuficientes para uma decisão tão radical: o desgaste com a diretoria no processo de renovação de contrato, a discordância na mudança de planejamento para o Estadual, o incômodo de alguns jogadores, o desempenho ruim nas primeiras partidas do ano, as perdas da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana.
+ Veja outras reflexões de Alexandre Alliatti
Filipe Luís em Flamengo x Madureira
André Durão
Tudo isso é contornável, tudo isso precisa ser contornável por uma diretoria minimamente capaz, quando se trata de um treinador que acabou de conduzir o time aos títulos da Libertadores e do Brasileirão. Concordar com a demissão de Filipe Luís significa abraçar a ideia de que o Flamengo foi campeão apesar dele – que seria campeão de qualquer jeito e que precisa ser campeão de tudo, campeão sempre, campeão o tempo todo.
Isso não é realista para Filipe Luís, tampouco para quem substituí-lo. Isso não é realista para clube algum no mundo. O sucesso (o brilho das taças, a montanha de dinheiro) cegou a diretoria do Flamengo.
O treinador não foi perfeito. Mesmo nos melhores momentos, o time oscilou (a ponto de deixar sob risco os títulos da Libertadores e do Brasileirão). E o começo deste ano teve escolhas bastante questionáveis, que pareciam contrariar a realidade do campo, como a insistência com Samuel Lino e Gonzalo Plata em detrimento a Everton Cebolinha na derrota para o Lanús.
Filipe Luís falou em tom de despedida no Flamengo: “Vivi os melhores anos da minha vida”
Por outro lado, não é culpa de Filipe Luís alguns jogadores abrirem a temporada claramente fora de forma, se arrastando em campo, assim como não é culpa de Filipe Luís o fracasso do time sub-20 no Campeonato Carioca e a necessidade de mudar o planejamento para o elenco principal em cima da hora – decisão imposta pela diretoria.
O treinador deixa o clube com 15 meses de trabalho, quase 70% de aproveitamento e cinco títulos conquistados. Só não conseguiu ser campeão do mundo e da Recopa. No ano passado, montou a melhor equipe do futebol brasileiro. E mesmo assim foi demitido.
Ele deixa o cargo vitimado por expectativas exageradas, pela gritaria dos cliques e das curtidas, pela pressa doentia do futebol brasileiro. E por uma diretoria, alienada da realidade, que fala em ser o Real Madrid das Américas, em contratar mais do que todos os concorrentes – enquanto toma decisões incompatíveis com o discurso. geRead More


