Mil jogos por ano: como Roger Machado se preparou para voltar ao mercado e assumir o São Paulo
Desafios e promessas de Roger Machado como técnico do São Paulo
Roger Machado estreia pelo São Paulo nesta quinta-feira, às 20h (de Brasília), contra a Chapecoense, no Canindé, pelo Campeonato Brasileiro. O jogo marca o retorno do treinador ao futebol após um período fora do mercado.
+ Siga o canal ge São Paulo no WhatsApp
Seu último trabalho foi no Internacional, entre julho de 2024 e setembro de 2025. Roger chegou ao São Paulo para substituir Hernán Crespo e assinou contrato até o fim desta temporada. Contestado por parte da torcida, o treinador aposta no trabalho para mudar a opinião pública a seu respeito.
— O que quero passar é pedir a confiança do torcedor nesse início de trabalho, que ele saiba minha alegria de vestir essa camisa, de representar o clube nesse momento. A situação só será revertida com resultados. Eu pautei minha vida inteira sobre o trabalho. O resultado a gente tenta controlar, mas o que controlo é a qualidade que coloco no meu trabalho diário — disse o treinador durante sua apresentação, na terça-feira.
Nos seis meses em que ficou fora do mercado, Roger Machado manteve uma rotina intensa de estudos. O técnico afirma que desenvolveu métodos para assistir a mais partidas e busca inspiração em outros profissionais.
— Ver os jogos quando não estamos atuando é uma obrigação dos treinadores. Eu acredito que vejo por ano pelo menos mil jogos, de diferentes ligas, de todas as equipes que admiro, treinadores que admiro. É o aprimoramento da carreira.
— O acerto foi rápido pelo desejo dos dois lados. Tive que me apressar. Tenho a facilidade, desenvolvi a habilidade de colocar os jogos em velocidade dobrada, então consigo ver dois jogos em um, muitos em sequência. A minha família, durante o processo, me deixou no escritório trabalhando e já imaginando, mesmo sem ter a certeza do acerto, porque eu precisava estar preparado para se tudo desse certo, como deu.
Mais do São Paulo:
+ Crespo se despede: “Instituição acima de qualquer pessoa”
Roger Machado fará sua estreia no comando do São Paulo
Rubens Chiri / São Paulo FC
O treinador reencontrará Rui Costa no Tricolor. Os dois estiveram juntos no trabalho mais longevo de Roger Machado, no Grêmio, entre 2016 e 2016, quando comando a equipe gaúcha em 92 partidas. No Morumbis, vê a chance de se consolidar.
— Estar no São Paulo é uma oportunidade de primeira prateleira e com uma dimensão de tudo que podemos conquistar, e alçar uma validação externa que eu persigo há 12 anos. Validar externamente com conquistas consideradas relevantes para que a gente possa estar em um outro contexto e eu não seja perguntado constantemente sobre rejeição, nível do meu trabalho, se a grandeza do clube está à altura do meu trabalho.
+ Leia mais notícias do São Paulo
Ao contrário do que costuma acontecer quando assume clubes no meio da temporada, Roger Machado encontra o São Paulo em um cenário positivo. A equipe ocupa a vice-liderança do Campeonato Brasileiro e pode até assumir a ponta nesta rodada, caso vença a Chapecoense e conte com um tropeço do Palmeiras, que enfrenta o Vasco no Rio de Janeiro.
— É o lugar ideal, a oportunidade perfeita: marcar história aqui e me colocar em um outro nível.
Veja um trecho da entrevista de apresentação do técnico Roger Machado no São Paulo
🎧 Ouça o podcast ge São Paulo🎧
+ Assista: tudo sobre o São Paulo no ge, na Globo e no sportv geRead More


