Presidente do Líbano diz que ataques de Israel são ‘prenúncio’ para uma invasão terrestre ao país
O presidente do Líbano, o general Joseph Aoun, afirmou neste domingo (22) que os ataques de Israel à infraestrutura do país são um “prenúncio” de uma invasão completa ao território libanês. Ele também disse que Israel tenta criar uma “zona-tampão” com ataques a pontes no sul do país.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Essa “zona-tampão” serviria para que o exército israelense aumentasse a distância das forças inimigas e reduzir o potencial de ataques vindos do Líbano.
Operações limitadas
Israel inicia ‘operação terrestre limitada’ contra o Hezbollah no sul do Líbano
O Exército de Israel anunciou no dia 16 o início de “operações terrestres limitadas” no sul do Líbano contra o grupo terrorista libanês Hezbollah. A ação, na prática, é uma invasão de território. Conflito fez com que 1 milhão de libaneses tivessem que deixar suas casas.
Em comunicado, Israel afirmou que a operação terrestre tem como objetivo “estabelecer e fortalecer uma postura defensiva avançada” com a destruição de infraestrutura do Hezbollah na região.
“Essa atividade faz parte de esforços defensivos mais amplos para estabelecer e fortalecer uma postura defensiva avançada, que inclui o desmantelamento de infraestrutura terrorista e a eliminação de terroristas que operam na região, a fim de criar uma camada adicional de segurança para os moradores do norte de Israel”, afirmou o Exército.
Junto com o anúncio, o Exército de Israel divulgou um vídeo que mostra uma movimentação de tropas e tanques de guerra durante a madrugada, com a câmera habilitada para visão noturna. (Veja no vídeo acima)
Tanque e blindados israelenses posicionados do lado israelense da fronteira entre Israel e o Líbano em meio a escalada bélica contra o grupo terrorista Hezbollah em 10 de março de 2026.
REUTERS/Amir Cohen
A operação ocorre dias após o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, ter ameaçado “tomar territórios” no Líbano caso o Hezbollah não parasse com os ataques contra Israel. Na semana passada, Katz também disse que ordenou que o Exército se preparasse para “expandir” as operações no país vizinho.
Soldados israelenses já operam ao longo da fronteira entre os dois países, e Israel vinha acumulando tropas e tanques de guerra no local nas últimas semanas. Há relatos de presença de operações terrestres em cidades libanesas no extremo sul do país.
Israel faz operação ‘limitada’ por terra no Líbano contra alvos do Hezbollah
Israel e Hezbollah retomaram no início de março a guerra entre eles, que estava sob cessar-fogo desde novembro de 2024. A nova escalada ocorreu por conta de outro conflito, entre EUA, Israel e Irã, que eclodiu dia 28 de fevereiro. O grupo libanês é aliado do regime iraniano.
Desde então, além das investidas terrestres, Israel realiza bombardeios diários contra Líbano, principalmente na capital Beirute. O Exército israelense afirma já ter realizado ataques aéreos contra mais de 1.000 alvos do Hezbollah em território libanês. Já o grupo terrorista tem realizado bombardeios coordenados com o Irã contra o território israelense.
A guerra entre Israel e Hezbollah já deixou 886 mortos no Líbano, e 1 milhão de pessoas foram deslocadas à força, segundo o governo libanês.
O anúncio desta segunda-feira ocorre após relatos de combates entre forças israelenses e do Hezbollah em cidades no extremo sul do Líbano, porém Israel ainda não havia admitido que suas tropas estavam dentro do país vizinho.
Veja os vídeos que estão em alta no g1g1 > Mundo Read More


