RÁDIO BPA

TV BPA

Santos ‘empresta’ nome, cede uniforme e retoma futsal sub-20 após oito anos

Santos ‘empresta’ nome, cede uniforme e retoma futsal sub-20 após oito anos

Santos retorna com o futsal sub-20 após oito anos
Arquivo pessoal
O Santos FC voltará a disputar o Campeonato Paulista de Futsal Sub‑20 em 2026, após oito anos sem participar da categoria. O retorno ocorre por meio de uma parceria entre a Liga Desportiva do Litoral Paulista, a Fundação Pró‑Esporte de Santos (Fupes) e a organização FC Flair, que atua na formação de atletas no Brasil e nos Estados Unidos.
O projeto começou a ser estruturado em 2025, quando a equipe passou a disputar competições representando apenas a cidade de Santos. Ainda no ano passado, o time conquistou o título dos Jogos Regionais, resultado que abriu caminho para a aproximação com o clube.
A parceria com o Santos FC foi oficializada no início de 2026. Pelo acordo, o clube cede o nome e o uniforme ao projeto, que disputará a temporada com a denominação Santos FC/FC Flair/Fupes.
— A ideia de se juntar com o Santos foi potencializar o projeto ao lado de um clube tão importante e tradicional. O projeto já estava estruturado, mas faltava uma camisa com peso maior para que pudéssemos alcançar novos objetivos — explicou o coordenador do projeto, Rodrigo Neves.
A estreia do Peixe no Campeonato Paulista de Futsal Sub-20 tá marcada para o dia 27 de março, contra o Resilience, às 19h30, no Ginásio do Jabaquara, na Caneleira, em Santos.
Preparação da equipe
Santos retoma futsal sub-20 após oito anos
Divulgação/Redes sociais
Para montar o elenco que disputará o estadual, a comissão técnica buscou atletas que se destacaram em outras equipes e jogadores da região.
— Conseguimos trazer dois atletas do Corinthians e um do Palmeiras, além de fazer uma mescla com jogadores da região. Formamos um elenco com atletas que já acompanhávamos e que se destacaram em outras equipes — afirma o técnico Rodrigo Neves.
Santos foi campeão dos Jogos Regionais em 2025
Divulgação/Prefeitura de Santos
A equipe começou os trabalhos neste mês de março, com exames clínicos, cardiológicos e avaliações físicas antes do início das atividades em quadra.
— Estamos conciliando a preparação física com o trabalho técnico e tático para que os atletas atinjam o melhor nível ao longo das primeiras rodadas. Acreditamos que entre a terceira e a quarta rodada a equipe já esteja mais preparada para performar e buscar as vitórias — diz o treinador.
Campeonato Paulista Sub-20
A edição de 2026 do Campeonato Paulista de Futsal Sub-20 terá 20 equipes, duas a mais que na temporada passada. Além do Santos, outras sete equipes estreiam na competição: Diadema, Guararema, Inter Mogi, Mogi EC, Resilience, São Bernardo e Taubaté.
20 clubes disputam o Campeonato Paulista de Futsal Sub-20 em 2026
Federação Paulista de Futsal
Na primeira fase, os clubes se enfrentam em turno único, e os 16 melhores avançam às oitavas de final. A partir daí, o mata‑mata será disputado em jogos de ida e volta até a decisão.
As equipes que ficarem entre a 17ª e a 20ª colocação, além dos times eliminados nas oitavas, disputarão a Copa Ciro Fontão, torneio decidido em partida única.
O Corinthians é o atual campeão estadual, após vencer o Santo André na final da última edição. geRead More