RÁDIO BPA

TV BPA

Tati Weston-Webb vibra com volta ao CT em 2027: “Vocês vão ver uma versão minha muito mais forte”

Tati Weston-Webb vibra com volta ao CT em 2027: “Vocês vão ver uma versão minha muito mais forte”

Tatiana Weston-Webb mostra desenvoltura no surfe menos de dois meses após ser mãe
A maternidade tem sido uma experiência leve e prazerosa para Tatiana Weston-Webb. Mãe de primeira viagem, a surfista de 29 anos vem tendo uma rotina dedicada aos cuidados da pequena Bia Rose, nascida no início de fevereiro. Ao lado do marido Jessé Mendes, Tati escolheu Garopaba-SC como refúgio da família nestes primeiros meses. E foi na casa de praia que a surfista recebeu a notícia tão esperada nos últimos meses: o convite para retornar ao CT em 2027.
+ WSL anuncia mudanças no calendário do CT 2026; Nova Zelândia entra no lugar de J-Bay
+ Brazilian Storm vence briga com Austrália e segue tendo maioria de surfistas na elite masculina
+ WSL anuncia baterias do início da temporada 2026 do CT, em Bells Beach; veja os confrontos
Tatiana Weston-Webb em Saquarema em 2025
Thiago Diz/World Surf League
Afastada da elite da WSL desde março de 2025, quando anunciou uma pausa na carreira para cuidar da saúde mental, Tatiana promete voltar ao surfe ainda mais forte.
– Eu achei muito especial esse convite da WSL, porque eu não estava esperando isso. Quando resolvi tirar um tempo off do Tour, não foi diretamente porque eu queria criar a minha família. Foi porque eu precisava descansar, de parar um pouco de competir. E depois veio a Bia. Então eles me deram a opção de voltar no meu nível mais alto. Vocês vão ver uma versão minha muito mais forte, não só forte fisicamente como forte mentalmente. Porque, sendo mãe agora, só as mães sabem como é difícil. O pensamento muda, o mundo muda. Vou ser uma pessoa ainda mais poderosa – disse Tati.
Medalha de prata nas Olimpíadas de Paris 2024, Tatiana quer ter um retorno gradativo ao surfe. Para este ano, ela espera disputar ao menos a etapa de Saquarema do Circuito Mundial, que acontece em julho.
– Meus próximos meses de 2025 vão ser ainda devagar, especialmente porque estou voltando a surfar só agora. Estou começando os treinos aos pouquinhos e tenho um desejo enorme de competir em Saquarema, por ser no Brasil e por eu ter competido lá ano passado já grávida. Então vamos ver se eu consigo o wildcard de novo – frisou.
Tatiana Weston-Webb no WSL Finals 2024, em Trestles
Thiago Diz/World Surf League via Getty Images
Feliz com o seu momento pessoal, Tatiana vem tentando conciliar o surfe com a rotina materna. Nos momentos em que não está com Bia, a surfista tem caído na água em Garopaba para buscar reconectar-se com as ondas. Mesmo ainda estando em fase de amamentação, a atleta tem tido um desempenho satisfatório dentro do mar.
– Fisicamente ainda não estou me sentindo super forte, mas eu estou sentindo que o meu corpo está tendo memória muscular, principalmente no surfe. Estou conseguindo já remar melhor, entrar nas ondas melhores, então eu estou bem feliz com isso. E eu estou conseguindo fazer umas manobras, o que tem me ajudado muito. Eu tenho tido um pouco de diástase da gravidez, então estou trabalhando bastante com essa parte de fisioterapia pélvica para melhorar isso – contou.
Além do retorno ao CT, Tatiana tem outro objetivo a médio prazo: estar nas Olimpíadas de Los Angeles 2028. Ainda embalada pela conquista de dois anos atrás no Taiti (palco do surfe das Olimpíadas de Paris 2024), a surfista espera estar entre as classificadas para os próximos Jogos.
– Quero muito retornar às Olimpíadas, então preciso buscar essa vaga para Los Angeles. Seria incrível estar lá competindo, especialmente agora que sou mãe. Para mim, as Olimpíadas de 2024 foram incríveis e eu sinto muito orgulho quando lembro da minha performance. Então, caso eu vá para Los Angeles, estarei competindo sem pressão – destacou.
Surfista disputou a etapa Abu Dhabi antes de afastar-se do esporte em março de 2025
Manel Geada / WSL
Sobre o futuro, Tatiana prefere não traçar metas de títulos ou conquistas. Para a gaúcha, o que interessa daqui para frente é voltar a competir bem, agora acompanhada pela família.
– Quando voltar, quero continuar competindo bem, tendo consistência e resultados consistentes para que eu possa continuar surfando em alto nível. E eu quero curtir esse momento competindo junto da minha família, que é a minha nova força – finalizou. geRead More