RÁDIO BPA

TV BPA

Trump diz acreditar que terá ‘a honra tomar Cuba’

Trump diz acreditar que terá ‘a honra tomar Cuba’

 Trump em evento na Casa Branca em 16 de março de 2026
Jonathan Ernst/Reuters
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (16) a repórteres na Casa Branca que acredita que terá a “honra” de tomar Cuba.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Ele declarou também não saber o que fará com a ilha, uma vez que detiver o controle sobre ela.
“Eu realmente acho que seria uma honra para mim tomar Cuba. Seria ótimo. Uma grande honra. Eu posso libertá-la ou conquistá-la, acho que posso fazer o que quiser com ela”, disse Trump, ao ser questionado por um repórter no Salão Oval.
Trump disse que Cuba é “uma nação falida” que “não tem dinheiro, não tem petróleo, não tem nada”.
VEJA TAMBÉM:
Trump tenta arrastar aliados para a guerra no Oriente Médio
Bloqueio
Os EUA realizam um bloqueio naval à ilha, impedindo a entrada de petróleo no país, desde o início de 2026. Nesta segunda, o regime cubano disse que vive um colapso energético e não é capaz de entregar eletricidade para a população.
“Ocorreu uma interrupção total de energia no Sistema Elétrico Nacional. Os protocolos de restabelecimento estão sendo implementados”, informou a União Elétrica Cubana na rede social X.
Segundo a agência de notícias EFE, esse é o sexto apagão do país em um ano e meio. Cuba não tem reservas de petróleo e dependia integralmente das extrações da Venezuela — mas, desde que os EUA capturaram Nicolás Maduro, os petroleiros vindos do país estão proibidos de aportar na ilha.
No domingo (15), Trump, havia dito que os EUA poderiam em breve chegar a um acordo com Cuba ou tomar outras medidas, sinalizando que avanços na relação historicamente tensa entre os dois países podem ocorrer rapidamente.
Os comentários surgem em meio a tensões elevadas entre Washington e Havana após anos de sanções, atritos diplomáticos e disputas sobre migração e segurança, enquanto aliados regionais e investidores observam atentamente qualquer sinal de mudança de política.
“Cuba também quer fazer um acordo, e acho que muito em breve vamos fazer um acordo ou fazer o que tivermos que fazer. Estamos conversando com Cuba, mas vamos tratar do Irã antes de Cuba”, disse Trump a repórteres a bordo do Air Force One.g1 > Mundo Read More