RÁDIO BPA

TV BPA

Bahia e Palmeiras se reencontram depois de críticas sobre gramado e trocas de farpas

Bahia e Palmeiras se reencontram depois de críticas sobre gramado e trocas de farpas

Técnicos de Bahia e Palmeiras divergem sobre gramado da Fonte Nova
Bahia e Palmeiras se enfrentam neste domingo seis meses após um encontro que mais chamou a a atenção pelo que aconteceu fora de campo. O confronto da 25ª rodada do Brasileiro 2025 começou com críticas sobre o estado do gramado da Casa de Apostas Arena Fonte Nova e terminou com trocas de farpas após declaração de Rogério Ceni sobre o estilo de jogo da equipe comandada por Abel Ferreira.
Siga o ge Bahia nos Canais do WhatsApp
Veja quem chega e quem sai do Bahia
Tudo começou com o estado do gramado da Arena Fonte Nova, que apresentou uma coloração diferente e teve a condição ruim registrada por Anderson Daronco, árbitro a partida. Dentro de campo, o Bahia levou a melhor no confronto ao contar com gol marcado por Ademir e vencer por 1 a 0.
Em entrevista coletiva após o jogo, Abel Ferreira criticou o gramado da Arena Fonte Nova, ao dizer que era “difícil ser criativo” diante daquelas condições. A declaração foi rebatida por Rogério Ceni, que afirmou que o campo ruim favorecia o estilo da equipe paulista.
“Acho que a cor [do gramado] estava muito feia. Para o Palmeiras, é melhor gramado ruim porque só fazem ligação direta, quase. A característica de jogo deles é Weverton-Flaco-Vitor Roque”, disse Ceni na época.
Gramado da Fonte Nova para Bahia x Palmeiras, em setembro de 2025
Gabrielle Gomes / ge
Curiosamente, o gol da vitória tricolor nasceu em ligação direta do goleiro: Ronaldo lançou Ademir, que carregou pela direita e marcou golaço.
Diretor de futebol do Palmeiras, Anderson Barros prometeu reclamação formal à CBF sobre o gramado da Fonte Nova e culpou o piso pelas lesões de Lucas Evangelista e Joaquín Piquerez.
Lucas Evangelista sai lesionado em Bahia x Palmeiras
Márcio José/AGIF
Evangelista foi diagnosticado com lesão na coxa e não jogou mais em 2025 depois daquela partida, e Piquerez teve incômodo no joelho e esteve apto para a partida seguinte do Verdão, contra o Vasco.
Na entrevista coletiva depois da partida, Ceni criticou as relações entre o gramado e as lesões e disse que, para “quem joga em gramado sintético, reclamar de lesão em gramado natural fica feio”.
Anderson Barros também defendeu o trabalho de Abel Ferreira e criticou a declaração de Rogério Ceni ao citar “questão ética complicada”. O diretor lembrou que, em 2024, Ceni reclamou do gramado da Fonte Nova e disse que era “preferível jogar em um gramado sintético” que no daquela partida.
Naquela partida, segundo a plataforma de estatísticas Sofascore, o Palmeiras tentou 54 bolas longas e acertou 27 (50%). O Bahia, por outro lado, acertou 15 de 47 (32%).
Rogério Ceni em entrevista coletiva
Rafael Rodrigues/EC Bahia
E o que mudou?
Gramado da Arena Fonte Nova foi trocado
Arena Fonte Nova / Divulgação
Na época, a Arena Fonte Nova informou que a coloração do gramado se dava por conta de uma manutenção, mas que os principais indicadores técnicos estavam “dentro dos padrões de conformidade estabelecidos”.
A reclamação com o estado do campo continuou no jogo seguinte do Bahia em casa, contra o Flamengo. A administração da Arena Fonte Nova voltou a sair em defesa do piso, mas, um dia depois, anunciou a troca completa do gramado, aproveitando um período de folga com a Data Fifa.
A Arena Fonte Nova estreou o novo gramado no dia 19 de outubro de 2025, na partida contra o Grêmio, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O ano terminou com o Palmeiras vice-campeão brasileiro e da Libertadores. Já o Bahia fechou a temporada na sétima colocação da Série A.
Retrospecto
Rogério Ceni e Abel Ferreria conversam em 2023
Marcos Ribolli
Rogério Ceni e Abel Ferreira têm longo e equilibrado histórico de duelos: são seis vitórias para cada lado, além de três empates. Com Ceni no comando do Bahia, a balança vira para o lado português, que tem três vitórias e duas derrotas.
Em 2025, no entanto, o Tricolor de Ceni alcançou marcas importantes ao vencer o Palmeiras. O 1 a 0 do primeiro turno foi a primeira vitória do Bahia no Allianz Parque e, com o triunfo de setembro, o Esquadrão bateu o Alviverde duas vezes em uma mesma temporada pela primeira vez em 40 anos.
Diante de muita história dentro e fora de campo, as equipes se reencontram às 19h30 (de Brasília) deste domingo, na Arena Fonte Nova, pela décima rodada da Série A.
*Sob supervisão de Ruan Melo geRead More