Ceará tem 177 cidades com alerta laranja de chuvas intensas até esta quarta-feira (22); veja lista
Inmet emite alerta laranja para chuvas intensas em 177 cidades do Ceará.
Thiago Gadelha/SVM
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas que devem atingir todas as regiões do Ceará entre esta terça-feira (21) e a quarta-feira (22).
O alerta começou à 0h desta terça e é válido até as 23h59 da quarta-feira. Ao todo, 177 municípios cearenses estão na lista (veja abaixo).
LEIA TAMBÉM:
Abril já é o mês mais chuvoso do ano em Fortaleza; veja previsão para os próximos dias
Chuvas alagam casas e deixam famílias indígenas desabrigadas em comunidade de Caucaia, na Grande Fortaleza
🟠 Perigo: o alerta laranja do instituto avisa para uma situação meteorológica considerada perigosa. Cidades sob esta bandeira devem se manter vigilante e informar regularmente sobre as condições meteorológicas previstas.
A chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas (raios).
Confira as cidades sob alerta laranja no Ceará:
Acarape
Acaraú
Acopiara
Aiuaba
Alcântaras
Altaneira
Alto Santo
Amontada
Antonina do Norte
Apuiarés
Aquiraz
Aracati
Aracoiaba
Ararendá
Araripe
Aratuba
Arneiroz
Assaré
Aurora
Baixio
Banabuiú
Barbalha
Barreira
Barro
Barroquinha
Baturité
Beberibe
Bela Cruz
Boa Viagem
Camocim
Campos Sales
Canindé
Capistrano
Caridade
Cariré
Caririaçu
Cariús
Carnaubal
Cascavel
Catarina
Catunda
Caucaia
Cedro
Chaval
Choró
Chorozinho
Coreaú
Crateús
Crato
Croatá
Cruz
Deputado Irapuan Pinheiro
Ererê
Eusébio
Farias Brito
Forquilha
Fortaleza
Fortim
Frecheirinha
General Sampaio
Graça
Granja
Granjeiro
Groaíras
Guaiúba
Guaraciaba do Norte
Guaramiranga
Hidrolândia
Horizonte
Ibaretama
Ibiapina
Ibicuitinga
Icapuí
Icó
Iguatu
Independência
Ipaporanga
Ipaumirim
Ipu
Ipueiras
Iracema
Irauçuba
Itaiçaba
Itaitinga
Itapajé
Itapipoca
Itapiúna
Itarema
Itatira
Jaguaretama
Jaguaribara
Jaguaribe
Jaguaruana
Jijoca de Jericoacoara
Juazeiro do Norte
Jucás
Lavras da Mangabeira
Limoeiro do Norte
Madalena
Maracanaú
Maranguape
Marco
Martinópole
Massapê
Meruoca
Milagres
Milhã
Miraíma
Missão Velha
Mombaça
Monsenhor Tabosa
Morada Nova
Moraújo
Morrinhos
Mucambo
Mulungu
Nova Olinda
Nova Russas
Novo Oriente
Ocara
Orós
Pacajus
Pacatuba
Pacoti
Pacujá
Palhano
Palmácia
Paracuru
Paraipaba
Parambu
Paramoti
Pedra Branca
Pentecoste
Pereiro
Pindoretama
Piquet Carneiro
Pires Ferreira
Poranga
Potengi
Potiretama
Quiterianópolis
Quixadá
Quixelô
Quixeramobim
Quixeré
Redenção
Reriutaba
Russas
Saboeiro
Salitre
Santana do Acaraú
Santana do Cariri
Santa Quitéria
São Benedito
São Gonçalo do Amarante
São João do Jaguaribe
São Luís do Curu
Senador Pompeu
Senador Sá
Sobral
Solonópole
Tabuleiro do Norte
Tamboril
Tarrafas
Tauá
Tejuçuoca
Tianguá
Trairi
Tururu
Ubajara
Umari
Umirim
Uruburetama
Uruoca
Varjota
Várzea Alegre
Viçosa do Ceará
Instruções:
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Chuvas de abril e previsão do tempo
Chuva deixa vias alagadas e carros submersos em Fortaleza
O mês de abril já é o mais chuvoso de 2026 em Fortaleza. Conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até esta segunda-feira (20) a capital cearense acumulou um total de 390,8 milímetros de chuva ao longo do mês.
Fortaleza registrou, entre o último sábado (18) e este domingo (19), a segunda maior chuva do ano. O posto da Maraponga, na capital cearense, contabilizou uma chuva de 123mm. A precipitação causou alagamentos em vários bairros e veículos ficaram submersos.
A tendência é que o acumulado de chuvas em abril, em Fortaleza, ainda cresça. De acordo com a Funceme, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve favorecer a ocorrência de chuvas no Ceará, pelo menos, até a próxima quarta-feira (22).
Para Fortaleza e Região Metropolitana, a previsão do tempo para esta terça-feira (21) é de chuvas moderadas a fortes, especialmente nas primeiras horas do dia. Ao longo da manhã, as precipitações perdem intensidade, e à tarde há previsão de chuvas isoladas.
Na quarta-feira (22), espera-se a redução da nebulosidade e das chuvas no centro-norte, com as precipitações se concentrando na madrugada e no início da manhã no sul do Ceará. Há baixa probabilidade de chuva na faixa litorânea.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: g1 Read More


