RÁDIO BPA

TV BPA

Laterais não desarmam mais no Cartola? Levantamento mostra queda brusca em relação a 2025

Laterais não desarmam mais no Cartola? Levantamento mostra queda brusca em relação a 2025

Rodada difícil no Cartola! Dandan brilhou ou zicou?
Os laterais já não entregam tantos desarmes quanto no ano passado no Cartola. Um levantamento do Gato Mestre revela que o total de desarmes de jogadores da posição caiu quase 25% em relação ao ano passado. Até mesmo os líderes do quesito estão desarmando menos, e pontuar desta forma ficou mais difícil do que em 2025. Veja abaixo os números e considere como se dar bem na R11 – o mercado fecha às 16h29 (de Brasília) de sábado (11).
Assine o Cartola PRO e saia na frente em 2026!
Vitinho lidera o Cartola em desarmes após dez rodadas
Thiago Ribeiro/AGIF
+ O Cartola Feminino Petrobras começou. Escale seu time e dispute com amigos
O Gato Mestre comparou o número de desarmes feitos por laterais neste ano e no ano passado, com recorte das dez primeiras rodadas do Brasileirão. Também comparou o desempenho dos melhores laterais neste quesito, em 2025 e na edição atual. O levantamento leva a três conclusões principais:
O Cartola 2026 tem muito menos desarmes de laterais do que em 2025. São 600 desarmes feitos por jogadores da posição em dez rodadas da edição atual, quase 25% menos do que o total registrado no ano passado, nesta mesma altura do Brasileirão (791).
Mesmo os laterais com maior destaque desarmam menos do que no ano passado. Vitinho, por exemplo, atualmente lidera o quesito com 23 desarmes. Em 2025 ele seria apenas o sexto do ranking, muito atrás de Escobar (40), Paulo Henrique (29), Giay (27) e outros.
Está mais difícil pontuar com desarmes de laterais. Em 2025 havia opções disponíveis com média de 4 ou mais desarmes por jogo (casos de Escobar, Giay e Igor Serrote), mas neste ano a melhor média entre os líderes é de apenas 2,9 desarmes por jogo (justamente Vitinho) – a média também caiu 25%.
Mesmo os líderes desarmam menos. Os dez laterais que mais roubam bolas no Cartola 2026 somam apenas 171 desarmes até aqui. Em 2025, após dez rodadas, este mesmo Top 10 já somava 253 desarmes. Em resumo, os melhores laterais neste quesito atualmente desarmam dois terços do que os melhores laterais faziam no ano passado (precisamente 67,6%).

Leia mais:
Rodada #10 teve a pontuação mais baixa do Cartola; veja motivos
Há apenas um lateral entre os oito jogadores com mais desarmes no Cartola 2026, justamente Vitinho. Em 2025, após dez rodadas, eram cinco laterais entre os oito melhores (três meias desafiavam o domínio da posição). Neste ano ainda não é possível determinar um Top 10, afinal são sete jogadores empatados na décima posição, mas neste “Top 16” há apenas cinco laterais (no ano passado eram oito).
Neste cenário, os laterais protagonistas do Cartola são os que participam de gols, não necessariamente os que desarmam. Cuiabano tem a maior média da posição (9,15) porque já fez um gol e deu quatro assistências. Luciano Juba está na mesma linha (7,12 de média, quatro participações em gols); e Juninho Capixaba é o único que concilia as duas coisas: 19 desarmes até aqui e quatro participações em gols (média de 8,89).
Initial plugin text

Siga o Gato Mestre nas redes sociais
X (Twitter)
Threads
Facebook
Instagram
*Gato Mestre é formado pelos jornalistas Arthur Sandes, Davi Barros, Felipe Tavares, Guilherme Maniaudet, Gustavo Figueiredo, Leandro Silva, Matheus Guimarães, Milena Paes Leme (estagiária), Roberto Maleson, Rodrigo Breves e Valmir Storti, pelos cientistas de dados Bruno Benício e Vitor Patalano e pelo programador Gusthavo Macedo. geRead More