Lembra dele? Uruguaio que jogou Copa e defendeu gigantes italianos une Galo a rival na Sul-Americana
Ex-goleiro Carini relembra passagens por Atlético-MG e Juventud, rivais na Sul-Americana
Um ex-goleiro é o que aproxima as histórias de Atlético-MG e Juventud de Las Piedras, do Uruguai, rivais nesta quinta-feira, na Arena MRV, pela Copa Conmebol Sul-Americana. Ele vestiu as cores do Galo e encerrou a carreira no time uruguaio, depois de construir trajetória na Europa e jogar uma Copa do Mundo.
+ ✅ Clique aqui e siga o canal da torcida do Galo no WhatsApp!
O elo entre Atlético e Juventud é Fabián Carini. Hoje, aos 46 anos, aposentado dos gramados, vive em Montevidéu com a família. Ao ge, ele relembrou a passagem pelo Galo. E analisou o Juventud, adversário atleticano nesta quinta-feira.
Carini, ex-goleiro do Atlético-MG e Juventud (URU)
Inforesporte
Mais notícias do Atlético
Quem é?
Carini foi revelado pelo Danubio-URU. Se destacou no Mundial Sub-20 de 1999, no qual foi eleito o melhor goleiro do torneio. Rapidamente, chegou à seleção principal. Se transferiu para a Juventus-ITA em seguida para o Standard Liége-BEL. Em 2002, foi titular do Uruguai na Copa da Coreia do Sul e Japão. Jogou ainda por Internazionale-ITA, Cagliari-ITA e Real Murcia-ESP antes de desembarcar em Belo Horizonte.
“Sempre Galo”
Goleiro uruguaio Carini chega para reforçar o Atlético-MG, em 2009
A chegada ao Atlético, em 2009, foi cheia de expectativas. Carini tinha 29 anos. Na época, a tradição no clube era o então presidente Alexandre Kalil postar o anúncio dos reforços nas redes sociais. E assim fez no dia 1º de setembro:
“Carini foi contratado! Chegou no vôo 1648 da Gol, hoje a tarde”, postou Kalil.
– As lembranças do Atlético Mineiro são sempre as melhores – disse o ex-goleiro ao ge.
A contratação fez torcedores recordarem o histórico Ladislao Mazurkiewicz, considerado o maior goleiro do Uruguai e que havia jogado pelo Galo entre 1972 e 1974. Carini, inclusive, assim como o compatriota, costumava jogar com uniforme todo preto, uma forma de homenagear Mazurkiewicz no Alvinegro.
Carini em jogo pelo Atlético-MG em 2009
Bruno Cantini/ Atlético-MG
Porém, ficou pouco tempo. O Atlético vivia uma instabilidade, principalmente na posição de goleiro. Carini não escapou do rodízio. Foram 19 jogos apenas. Não se firmou.
– Realmente, estive por muito pouco tempo, só 10 meses, mas me trataram de uma maneira muito boa, seja a torcida, seja a cidade. Tenho lindas lembranças da minha experiência no Brasil. Aproveito para mandar um grande abraço, muito sucesso para o Atlético Mineiro, e sempre Galo – disse o ex-jogador, que fez grandes elogios à estrutura encontrada no clube
“Luvas penduradas”
Depois de deixar o Atlético, em 2010, Carini defendeu o Peñarol-URU e o Deportivo Quito-EQU. Em 2014, iniciava o último capítulo da carreira. É aí que entra o adversário do Galo na Sul-Americana.
Foram três anos no modesto Juventud de Las Piedras, clube da região metropolitana de Montevidéu.
Carini no time do Juventud-URU
Site Juventud
No começo de 2017, quando estava prestes a trocar o Juventud pelo também uruguaio Montevideo Wanderers, anunciou a aposentadoria.
– Muitos anos e o corpo começa a produzir os seus efeitos, quando você sente que está 70% do seu desempenho, não parece justo, ou profissional, enfrentar um novo desafio esportivo – explicou na época.
“Jogadores de trajetória”
Seguiu acompanhando o futebol e conhece bem o Juventud de Las Piedras, que empatou por 1 a 1 com o Cienciano na primeira rodada da fase de grupos da Sul-Americana.
– É uma equipe jovem, com alguns jogadores de muita trajetória, como Sebastián Sosa (goleiro, campeão uruguaio com Peñarol, e duas vezes do Argentino, com Boca Juniors e Vélez Sarsfield), Martín Cáceres (zagueiro, campeão da Copa América, do Espanhol e da Liga dos Campeões, com Barcelona, hexa do Italiano com a Juventus) e Gastón Pereiro (meia, campeão holandês com PSV e passagens por clubes italianos).
Time do Juventud na estreia na Sul-Americana
EFE/ Gastón Britos
Carini ressaltou que o Juventud está de técnico novo: Sergio Blanco assumiu o lugar de Sebastián Méndez. O treinador estreou no empate com o Cienciano. O time, que entrou na Sul-Americana após ser eliminado na terceira fase da Libertadores pelo Independiente Medellín-COL, vinha de seis derrotas seguidas. Nesse fim de semana, venceu o Progreso por 1 a 0, pela 11ª rodada do Campeonato Uruguaio, deixando a lanterna da competição.
– Mudaram de treinador há pouco tempo, realmente não sabemos o que pode ser proposto com “Chapita” Blanco. Esperemos um time duro, compacto, que, provavelmente, vai tentar aproveitar a chance de gol que tiver.
E o que esperar do duelo entre Atlético e Juventud?
“Acho que vai ser um bom jogo. Obviamente, que o Juventud não tem tanta experiência em nível internacional como o Galo. Mas, provavelmente, vão deixar tudo para fazer um bom jogo.”
Assista: tudo sobre o Atlético no ge, na Globo e no Sportv
🎧 Ouça o podcast ge Atlético 🎧 geRead More


