Mapa da goleada: Botafogo planeja explorar acertos em reencontro com a Chapecoense
ge Botafogo analisa situação do ataque do Botafogo
Não demorou muito para Botafogo e Chapecoense se reencontrarem após a goleada do time carioca por 4 a 1. As equipes se enfrentaram no sábado e voltam a duelar nesta terça-feira, pela Copa do Brasil. O ge destaca pontos que o Botafogo pode reforçar três dias depois de uma vitória expressiva.
+ Assembleia Geral do Botafogo é adiada por falta de representante de administradora
Jogadores do Botafogo comemoram gol contra a Chapecoense
Vitor Silva/Botafogo
Franclim Carvalho falou na entrevista pós-jogo sobre possíveis mudanças no reencontro com a Chapecoense. O técnico do Botafogo tratou os dois jogos seguidos com o time catarinense como uma “vantagem”:
— Dá para tirar muita coisa. Vamos analisar esse jogo como analisamos todos. O fato de jogarmos em três dias com o mesmo adversário dá para tirar muita coisa, tanto do nosso lado quanto do deles. Temos que apresentar coisas diferentes, vamos apresentar coisas diferentes. O adversário pode fazer o mesmo. Ao longo da partida, com bola pioramos muitos pela posição dos jogadores, jogo posicional. Temos pouco tempo para trabalhar. Sabíamos disso. Claro que temos que ganhar tempo. O fato de jogar duas vezes seguidas com o mesmo adversário é uma vantagem. Vamos ver na próxima partida quem leva a vantagem – afirmou o treinador.
+ Neto recebe nova chance e tenta recuperar prestígio no Botafogo na Copa do Brasil após falha
Domínio do meio de campo
No sábado, o Botafogo começou o jogo com três meias: Medina, Danilo e Edenilson. Como a Chapecoense não seria uma equipe de ditar o ritmo de jogo e pressionar, Franclim entendeu que a partida permitia a ausência de um primeiro volante clássico.
Chapecoense 1 x 4 Botafogo | Melhores Momentos | 12ª rodada do Brasileirão 2026
Com Allan no banco, Medina fez o papel de iniciar as jogadas do Botafogo. Foi assim que começou o lance do terceiro gol. Mas não foi sempre que o argentino recuou entre os zagueiros. Danilo também encarou a função e inicou a jogada do segundo gol assim. Depois, chegou próximo da área e deu a assistência para Matheus Martins.
+ Artilheiro do Botafogo, Danilo chega ao 20º jogo em 2026; veja números
Além da participação de Medina e Danilo nos gols, dois saíram dos pés do outro meia: Edenilson. Em grande momento no Botafogo, o jogador de 36 anos chegou na área duas vezes para marcar. Franclim tem a opção de repetir o meio de campo ou de buscar uma solidez defensiva maior com Allan.
Bola parada
O Botafogo sofreu com a bola parada recentemente, contra o Racing, quando Neto falhou no gol de Sosa, logo no começo da partida. Não tem sido o melhor ano do clube carioca em lances como esse.
Alex Telles cobra escanteio para o Botafogo contra a Chapecoense
Vitor Silva/Botafogo
Diante da Chapecoense, o primeiro gol da partida saiu em uma jogada ensaiada no escanteio. Alex Telles cobrou na área para Edenilson, que apareceu sozinho para finalizar e estufar as redes. Não é uma jogada comum do Botafogo em 2026, e pode se tornar uma alternativa com Franclim.
Dúvidas na defesa e na ponta
Apesar da sequência positiva de seis partidas sem perder, o Botafogo ainda encontra problemas na defesa. O time sofreu 22 gols no Brasileirão e é o mais vazado da competição. Bastos vive um momento ruim em 2026, mas ainda conta com a confiança de Franclim enquanto Ferraresi pede espaço.
— Ferraresi não está ganhando o lugar de ninguém. Ferraresi é um dos seis zagueiros que temos, ainda temos Kaio, que é o sétimo, que tem uma recuperação longa. Estou satisfeito com o Barboza, o Ferraresi, o Bastos e o Justino. O Anthony ainda está machucado. O Ythallo está treinando, o Ferraresi jogou nos últimos dois jogos, o Bastos jogou antes – disse Franclim.
Confira a coletiva de Franclim Carvalho após vitória do Botafogo sobre a Chapecoense
Não é só na zaga que há uma disputa. A ponta-direita não tem um titular definido. Júnior Santos vive um momento de crescimento, mas não foi bem no sábado. Villalba apresentou-se como uma peça que traz velocidade para a equipe embora tenha falhado contra o Coritiba.
Após a vitória deste sábado, o Botafogo volta a campo contra a mesma Chapecoense, mas pela Copa do Brasil. Nesta terça-feira, às 17h (de Brasília), as equipes se enfrentam no Nilton Santos pelo jogo de ida da quinta fase da competição.
+ ✅Clique aqui para seguir o canal ge Botafogo no WhatsApp
🗞️ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv geRead More


