SAF do Botafogo entra com medida preparatória para início de recuperação judicial
Bancada repercute que a Justiça do Rio determina que o Lyon pague ao Botafogo em três dias
O Botafogo entrou com uma medida precautelar como parte do processo para iniciar uma recuperação judicial na SAF. A defesa protocolou o pedido na noite desta terça-feira, e o processo corre em segredo de Justiça. Nesta quarta-feira, a SAF obteve decisão favorável do Juízo da 2ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Rio de Janeiro.
A cautelar serve como uma prévia da RJ. A partir dela, a SAF ganha 60 dias para protocolar o pedido de recuperação judicial de fato. Na condição de acionista minoritário, o clube social também precisa concordar com o processo – nos bastidores, este é o cenário atual, com sinalização positiva do associativo à RJ.
Na prática, a partir da precautelar, há um congelamento nas conversas sobre dívidas, que não podem mais ser executadas pelos credores da SAF do Botafogo. Tudo passa a ser debatido dentro do ambiente da recuperação judicial.
+ Justiça do Rio determina que Lyon pague dívida de R$ 122 milhões ao Botafogo em três dias
Botafogo x Caracas Estádio Nilton Santos Copa Sul-Americana 2026
André Durão
Além disso, atos de constrição – como penhora ou arresto – ficam proibidos, o que acarreta proteção aos ativos e receitas da SAF do Botafogo. Cláusulas de vencimento antecipado e execução de garantias também ficam suspensas.
A defesa é composta pelos escritórios Salomão Advogados, Basílio Advogados e Fux Advogados. Nos bastidores, o time jurídico da SAF vê a cautelar como uma “garantia de continuidade operacional”, com manutenção de contratos essenciais junto a atletas, funcionários e fornecedores.
Transfer ban impostos anteriormente à RJ, como os de Atlanta United e Ludogorets, não podem ser renegociados e devem ser pagos normalmente. A inadimplência no acordo firmado com a Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) também não é contemplada.
John Textor em Botafogo x Corinthians, pelo Brasileirão 2025
Thiago Ribeiro/AGIF
No entanto, conforme apurou o ge, haveria ao menos outros seis transfer ban iminentes no Botafogo – entre eles estão pendências com o Benfica (Portugal) e Udinese (Itália) por Arthur Cabral e Matheus Martins, respectivamente. Essas novas cobranças serão renegociadas no ambiente da recuperação judicial.
Procurada pela reportagem do ge, a SAF do Botafogo ainda não se manifestou. Caso o faça, a reportagem será atualizada.
+ ✅Clique aqui para seguir o canal ge Botafogo no WhatsApp
🗞️ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv geRead More


