Trio de skatistas da Baixada Santista disputa etapa de Criciúma do STU National
Gabi Mazetto fala sobre expectativa para os Jogos Olímpicos de 2024
Três skatistas da Baixada Santista estão em ação na etapa de Criciúma do STU National, disputada entre 10 e 12 de abril, em Santa Catarina. Gabi Mazetto, Lua Vicente e Tony Alves representam a região na segunda parada do principal circuito nacional da modalidade em 2026.
+ Leia mais notícias sobre Santos e região
A primeira etapa do ano foi realizada em Porto Alegre, em março, e também contou com a participação dos três atletas. Tony Alves garantiu lugar no pódio, enquanto Gabi Mazetto e Lua Vicente avançaram às fases decisivas, mas não conquistaram medalhas.
Ao todo, cerca de 60 skatistas competem nas disputas de street e park, além de 10 paraskatistas no park.
Gabi Mazetto – SLS Brasília
Divulgação/Prefeitura de Santos
Veja também
+ Santos abre inscrições para aulas gratuitas de skate em três pontos da cidade; veja como participar
+ Revelação do skate santista é convocado para a seleção brasileira
Desafio no park
Destaque do paraskate, o santista Tony Alves retorna a Criciúma após conquistar o vice-campeonato em 2025, mas desta vez em uma nova modalidade. Depois de competir no street na última temporada, ele agora encara o desafio do park.
— A expectativa desse ano é um pouco diferente, porque ano passado competi no street e esse ano vou correr no park, que eu acho um pouco mais desafiador. Quero construir uma linha com a minha cara, que me identifique e que consiga ficar feliz treinando — afirmou.
Tony iniciou 2026 em alta, garantindo o terceiro lugar na etapa de abertura. Ele aposta na evolução técnica para buscar mais um pódio.
— Começar o ano com pódio dá um gás a mais. Mostra que o empenho que tive desde o final do ano passado tem surtido efeito. Agora é tentar manter essa mesma constância — disse.
Tony Alves vai competir no park em Criciuma
Pablo Vaz
Além da busca por resultados, o skatista também destacou um motivo especial para o retorno à cidade catarinense.
— Também estou ansioso para rever a árvore que plantei aqui ano passado. Quem subiu ao pódio ganhou uma mudinha. Quero ver como ela está — completou.
Experiência olímpica
Principal nome do trio, Gabi Mazetto chega à etapa como uma das skatistas mais experientes do circuito. Natural de Praia Grande, a atleta construiu uma trajetória sólida no skate street e já figurou entre as melhores do mundo.
Campeã brasileira e com títulos importantes no circuito nacional e internacional, Gabi também já venceu etapas do STU superando nomes de destaque da nova geração.
Gabi Mazetto é a veterana entre os representantes da Baixada Santista
Divulgação/Redes sociais
A skatista ainda carrega uma história marcante fora das pistas. Ela abriu mão de parte do ciclo olímpico para ser mãe e, após o retorno, conseguiu retomar o alto nível competitivo, chegando aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Na etapa de abertura do STU National 2026, em Porto Alegre, Gabi terminou na quarta colocação, ficando próxima do pódio.
Juventude em busca de pódio
Outro nome da Baixada Santista, Lua Vicente compete na modalidade park e segue em processo de consolidação no cenário nacional.
A skatista já soma resultados expressivos na carreira, incluindo pódios em competições nacionais e participação em eventos internacionais. Em 2025, ela chegou perto da medalha na etapa de Criciúma e, nesta temporada, tenta transformar a boa performance em medalha.
Lua chegou às finais da etapa de Porto Alegre, terminando entre as melhores da categoria, mas sem alcançar o pódio.
Lua Vicente “bateu na trave” na etapa de 2025 de Criciúma
STU
Programação
A programação da etapa começou na sexta-feira, com as fases iniciais do street e do park masculino. No sábado, acontecem as semifinais, incluindo as disputas femininas. As finais estão marcadas para domingo, com definição dos campeões em todas as categorias, além da final direta do paraskate park.
Sábado (11)
13h15 às 14h40 – Semifinal Street feminino
14h55 às 16h10 – Semifinal Park feminino
16h25 às 17h50 – Semifinal Street masculino
18h05 às 19h20 – Semifinal Park masculino
Domingo (12)
13h10 às 14h – Final Paraskate Park
14h15 às 15h – Final Street feminino
15h15 às 16h – Final Park feminino
16h15 às 17h – Final Street masculino
17h15 às 18h – Final Park masculino geRead More


