Vini Sardi avalia pista para primeira disputa do paraskate street do STU National em Florianópolis
Com uma linda história de superação, Vinicius Sardi se encontra no skate
Pelo terceiro ano consecutivo, Florianópolis recebe o STU National e, pela primeira vez, terá a disputa do paraskate street na capital catarinense. A 3ª etapa da competição é neste final de semana, no Skatepark do Abraão.
Na etapa anterior, em Criciúma, foi disputado o paraskate park e Vini Sardi consagrou-se campeão da modalidade.
Em entrevista exclusiva ao ge, o atleta, que também é presidente da Associação Brasileira de Paraskateboard, avaliou a pista de Florianópolis como uma das melhores do Brasil.
— Não sou especialista no street, sou um cara do park, mas andei nessa pista e ela tem bastante transição, rampa, e no paraskate nós que nos adaptamos à pista. Já vi a galera andando, o pessoal super se adaptou, dá para fazer linha, é uma pista boa, dá para desenvolver legal as manobras.
— Todo mundo do park fala que é uma das melhores pistas do Brasil, uma das pistas mais bem feitas, e eu concordo plenamente com isso — também comentou sobre a pista do park.
+ Veja a programação completa do STU National Florianópolis 2026
Vini Sardi foi campeão do paraskate street no STU National em Criciúma
Reprodução/Redes sociais
O paulista, inclusive, se mudou recentemente para Florianópolis para usar a qualidade da pista catarinense para elevar o nível dele.
— Vim para Floripa a primeira vez em 2016 e sempre fui apaixonado pela Ilha. Foi o que me trouxe também para andar nas transições no park. Um dos motivos pelos quais eu vim para cá também foi por conta do skate pelo alto nível da pista, para treinar e aumentar o meu nível de skate. Gosto muito daqui, gosto muito da vibe da galera.
Além do skate, Vini Sardi pratica outros esportes e aproveita os espaços que Florianópolis proporciona para essas práticas.
— Eu gosto de fazer caminhada, sandboard, estava tentando começar a surfar também, então aqui é um universo que me engloba. É uma cidade muito do esporte, então Floripa me agrega em vários sentidos.
Vini Sardi no STU São Paulo
Reprodução/Redes sociais
O STU National alterna as disputas de park e street. Na primeira etapa do ano, em Porto Alegre, foi disputado o street, em Criciúma teve o park e, agora, em Florianópolis, tem novamente o street.
Nos dois últimos anos, foi disputado o park em Florianópolis. Inclusive, Vini Sardi foi campeão em ambos.
Apesar de alternar as modalidades, os paratletas disputam tanto o park quanto o street.
— A gente anda nos dois. Faz a galera andar em tudo e, consequentemente, também aumenta o nível do paraskate, porque força a galera que é do park a andar no street e vice-versa. A gente trabalha também para inclusão do skate nos Jogos Paralímpicos, porque hoje é olímpico, mas não é paralímpico.
— E isso é muito legal porque sobe o nível do paraskate como um todo e também ajuda na questão de trazer novos atletas, sempre divulgando paraskate e indo atrás de crianças para quem sabe serem o futuro do paraskate. A gente se força a andar no dois e, consequentemente, aumentar o nível da galera em geral — completou Vini.
Vini Sardi no STU Criciúma 2026
Dilvulgação/CBSK
Em Porto Alegre, Felipe Nunes foi o campeão do paraskate street, com David Soares e Tony Alves completando o pódio. Vini Sardi ficou em sétimo lugar.
Já em Criciúma, Vini foi o campeão do paraskate park. Ítalo Romano e David Soares completaram o pódio.
Mais notícias do esporte catarinense no ge.globo/sc geRead More


