Cientistas alertam para riscos à saúde por onda de calor e pedem à Fifa pausa maior para hidratação na Copa
Previsão de calor extremo na América do Norte vai influenciar a Copa do Mundo de 2026
Um grupo de 20 cientistas especialistas em saúde, clima e desempenho esportivo enviou uma carta aberta à Fifa, nesta quinta-feira (14), alertando para os riscos à saúde dos jogadores por conta da onda de calor prevista para a Copa do Mundo. Eles pedem que as pausas para hidratação nos jogos sejam mais longas e que o protocolo para adiamento de partidas em condições climáticas extremas seja mais claro.
+ Governo do México vive desgaste ao mexer em férias escolares por causa da Copa do Mundo e do calor
No documento, eles afirmam que as condições para a disputa da competição são “inadequadas” e podem trazer danos graves aos atletas. Os profissionais alegam que as diretrizes da Fifa vão contra estudos científicos e que a posição da entidade é “injustificável”.
– A segurança dos jogadores é uma preocupação imediata e urgente, porque as coisas podem dar errado muito rapidamente quando as pessoas sofrem de hipertermia. Estamos preocupados com o fato de a Fifa estar agindo de forma imprudente com a saúde e a segurança dos jogadores – disse Andrew Simms, diretor do New Weather Institute, que coordenou a carta, à BBC.
Em algumas cidades do sul dos Estados Unidos e do norte do México, as temperaturas no período da Copa do Mundo, que acontecerá entre 11 de junho e 19 de julho, costumam ficar entre 30°C e 35°C durante o dia, podendo chegar a 40°C. A previsão é de que 14 dos 16 estádios podem chegar em temperaturas perigosas.
Bellingham, da seleção inglesa e do Real Madrid, sofreu com o calor dos Estados Unidos durante a Copa do Mundo de Clubes 2025
Getty Images
Os cientistas acreditam que pelo menos cinco jogos devem ultrapassar 28°C WBGT (equivalente a cerca de 38°C em calor seco ou 30°C em alta umidade). Segundo a World Weather Attribution (WWA), instituição que analisa a influência das mudanças climáticas em eventos meteorológicos, o risco de temperaturas extremas dobrou desde a última Copa realizada nos Estados Unidos, em 1994.
Vale lembrar que, no ano passado, o forte calor dos Estados Unidos foi assunto durante a Copa do Mundo de Clubes. Diversos jogadores reclamaram publicamente das altas temperaturas.
– A pausa para hidratação em cada tempo precisa ser maior que três minutos. Pelo menos cinco minutos para cada pausa e, de preferência, seis. Esperamos que esta carta aberta convença a Fifa a atualizar suas diretrizes sobre calor antes da Copa do Mundo – declarou o professor Douglas Casa, da Universidade de Connecticut, outro que assina o documento.
Veja as principais reinvindicações dos cientistas
Adiar partidas acima de 28°C WBGT;
Pausas para hidratação mais longas, de pelo menos seis minutos;
Instalações de refrigeração para os jogadores;
Atualizações regulares das diretrizes com base nas informações científicas mais recentes.
O que diz a Fifa?
A Fifa informou que pretende monitorar em tempo real as temperaturas em cada uma das cidades-sedes. Além disso, alegou que os horários e locais das partidas foram definidos levando em consideração o clima das cidades e a logística, para minimizar viagens e aumentar o tempo de descanso com base em avaliações de risco de calor específicas para cada lugar. geRead More


