Líder do ranking da WSL, Medina elogia a volta dos pontos corridos: “Campeão mais merecedor”
Surfistas brasileiros lideram o ranking mundial dos homens e das mulheres ao mesmo tempo
A temporada de 2026 começou muito promissora para Gabriel Medina. De volta ao circuito mundial após ausência no ano passado por conta de uma cirurgia no ombro esquerdo, o tricampeão mundial lidera o ranking após três das 12 etapas previstas no calendário do Championship Tour. Em bela fase, ele vê cada dia mais vivo o sonho do tetra. Ainda mais com o novo regulamento, que leva em consideração pontos corridos e não mais a disputa do WSL Final.
– Eu fico feliz com o novo formato. Antes, a gente tinha um formato diferente que eu não achava tão justo. Agora, voltou pontos corridos e quem fizer mais pontos, vence. Fico feliz que eles voltaram atrás. Você precisa ser constante o ano inteiro, é uma maratona de verdade. Você precisa estar bem fisicamente, então é o campeão mais merecedor – disse Medina ao ge.
+ “A onda sem fim”: conheça Raglan, a esquerda de alta performance que estreia na WSL
+ Italo Ferreira aposta em etapa da Nova Zelândia para crescer na WSL: “Legal para os goofys”
+ Nascida no Havaí, Luana Silva diz que contato com surfistas a fez escolher o Brasil: “Vibe boa”
Luana Silva e Gabriel Medina posam com troféus de campeões da perna australiana em frente ao carro que cada um ganhou
Beatriz Ryder/WSL
Outro motivo de alegria para o atleta de 32 anos é um feito inédito para o surfe brasileiro: a liderança também na disputa feminina. E Medina tem uma ligação afetiva com Luana Silva, a responsável pela façanha. A jovem de 22 anos é uma antiga fã do paulista. Prova disso é uma foto resgatada recentemente. Na ocasião, Lulu, com apenas 8 anos, posou com Gabriel, que, em seu segundo ano na elite, já deixava claro que empilharia troféus.
– Eu fico feliz de ver de tão perto ela liderando o circuito mundial. Fico muito feliz como brasileiro e de servir de exemplo de alguma forma para ela. Que continue assim e que a gente consiga inspirar cada vez mais essa nova geração – comentou Gabriel.
– E que eles consigam conquistar os sonhos deles. A Luana é um exemplo disso. Então, eu fico amarradão por ela. E que ela continue esse legado e deixe um legado maneiro no circuito feminino para o nosso Brasil – acrescentou ele.
Medina celebra título da perna australiana na WSL: “feliz de voltar ao circuito mundial”
Mais uma vez com a lycra amarela, que o líder veste nas competições, Gabriel está animado e confiante com as chances dele na quarta parada do CT, no pico de Manu Bay, em Raglan, na Nova Zelândia. O torneio, que conta com transmissão ao vivo do sportv 3, vai ter sua janela de realização aberta nesta quinta-feira (14), às 15h30 (de Brasília).
+ Veja mais notícias relacionadas à WSL
Gabriel Medina e Luana Silva, ainda uma criança, posam juntos, em foto de 2012
Arquivo pessoal de Luana Silva
A disputa acontece em uma onda de alta performance que quebra para a esquerda, o sonho do goofies, surfistas que surfam com o pé direito na parte frontal da prancha. Medina é considerado o maior expoente deles.
– Estamos agora na Nova Zelândia, uma etapa nova. Estou buscando um bom resultado aqui para eu continuar na liderança. Mas eu gosto de pensar passo a passo. É uma esquerda, estou feliz de estar aqui. Estou animado para esse etapa e confiante. Vamos embora, que venha a primeira vitória neste ano. É manter o foco que vai dar tudo certo, se Deus quiser – comentou Gab.
Gabriel Medina com a lycra amarela de líder do CT, durante a etapa da Gold Coast (AUS)
Beatriz Ryder/WSL
Mesmo sem ter subido no lugar mais alto do pódio em 2026, Medina está na dianteira da lista da WSL com 17.205 pontos. Ele soma um terceiro lugar em Bells Beach, um vice em Margaret River e a nona colocação na Gold Coast. O segundo melhor da temporada é do australiano George Pittar, com 16.640 pontos, seguido do também paulista Miguel Pupo, que tem a mesma pontuação, mas com uma menor soma de notas.
– Eu fico feliz de estar liderando o ranking depois de um ano fora, né? Eu estava com a lesão no ombro. Me recuperei bem, treinei bastante para isso. Então, eu fico feliz de estar sendo recompensado com os meus resultados. É isso, agora é manter. Acabou de começar o circuito mundial, tem etapas boas vindo por aí, então estou super animado e que a gente continue com a liderança – falou o medalhista olímpico de bronze em Paris 2024. geRead More


