Após explosão e cratera na Polônia, Ucrânia afirma que míssil russo entrou no espaço aéreo polonês
Equipes de emergência foram mobilizadas após suspeita de queda de míssil de cruzeiro russo na Polônia
Agência Wyborcza.pl via REUTERS
Um míssil de cruzeiro russo entrou no espaço aéreo da Polônia, membro da OTAN, durante a noite, disse o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia nesta quinta-feira (30), depois que as autoridades polonesas encontraram uma cratera e destroços espalhados em um campo após relatos de uma explosão.
A Polônia mobilizou caças para garantir a segurança de seu espaço aéreo depois que ataques aéreos russos mataram pelo menos 13 pessoas na vizinha Ucrânia, incluindo uma em Kiev, a capital, em ataques que se estenderam até a cidade de Lviv, no oeste do país.
“Durante a noite, um míssil de cruzeiro russo Kh-101 cruzou a fronteira para a Polônia como parte do ataque maciço da Rússia contra a Ucrânia, violando o espaço aéreo da OTAN”, escreveu o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, no X.
O primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, afirmou que “parece que foi o míssil russo” a ter atingido o país, e que eles estavam preparados para abatê-lo, porém “não havia perigo imediato porque o míssil caiu em uma área desabitada”.
“Tudo indica que foi um míssil balístico russo Kh-101, mas queremos ter 100% de certeza sobre o tipo de míssil e quem o lançou”, disse Tusk em uma reunião de emergência.
Explosão deixa cratera de 10 metros no leste da Polônia
“Um objeto não identificado movendo-se para oeste foi detectado no espaço aéreo polonês”, disse o comando operacional das forças armadas da Polônia na agência de notícias X, acrescentando que ele desapareceu dos radares logo após o avistamento, às 3h40, horário local (01h40 GMT).
Um helicóptero Mi-24 que se deslocou até a última localização do objeto para verificar e confirmar os dados do radar identificou o provável local da queda, acrescentou a fonte.
“Uma equipe de helicóptero localizou o provável local da queda do objeto em uma área não urbanizada perto da vila de Tarnawa-Kolonia, na província de Lublin.”
A cratera resultante tinha cerca de 10 metros de largura, acrescentou o Ministério do Interior. Segundo as autoridades locais, ela estava localizada em uma área agrícola a cerca de 2 km de edifícios residenciais.
A polícia da região de Lublin informou ter recebido uma denúncia de um estrondo alto no condado de Biłgoraj, entre as aldeias de Tarnawa Kolonia e Biskupice.
“Os agentes descobriram uma cratera e destroços espalhados de um objeto não identificado em um campo localizado a cerca de 2 km (1,2 milhas) dos edifícios mais próximos, entre as aldeias”, acrescentou a polícia na X.
Sirenes soaram em Lublin por alguns minutos como um alerta para possíveis ataques russos, segundo informações da mídia.
O primeiro-ministro Donald Tusk estava a caminho do local e anunciou que havia estabelecido uma equipe especial de coordenação.
“Uma investigação está em curso para determinar que tipo de objeto caiu perto de Tarnawa-Kolonia”, escreveu o Ministro da Defesa, Wladyslaw Kosiniak-Kamysz, na internet.
* Com informações da agência Reuters
Como as guerras da Ucrânia e do Irã se cruzamg1 > Mundo Read More


