‘Pai do Brexit’ vai concorrer com lata de lixo humana após renunciar ao mandato
Count Binface
Aaron Chown/ Associated Press
Líder do partido de direita Reform UK e um dos principais nomes do Brexit, Nigel Farage, renunciou ao cargo de deputado de modo a forçar uma eleição parcial em seu distrito eleitoral, Clacton, no leste da Inglaterra. Agora, ele tenta recuperar a vaga na nova votação, que só tem um concorrente: o Count Binfance (Conde da Cara de Lixo, do inglês).
Farage abriu mão da cadeira após a eclosão das suspeitas de irregularidades envolvendo uma doação de 5 milhões de libras de um empresário do setor de criptomoedas que não foi declarada, além de presentes recebidos de uma pessoa condenada pela Justiça. O político afirma ser alvo de uma perseguição do sistema.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Os principais partidos britânicos decidiram não lançar candidatos na disputa. O ex-primeiro-ministro Keir Starmer chamou a estratégia de Farage de “manobra desesperada”, enquanto outros líderes classificaram a eleição como uma farsa.
Com isso, o principal adversário de Farage passou a ser o Conde, personagem satírico conhecido por usar um capacete em formato de lata de lixo e disputar eleições para ironizar a política britânica.
Nigel Farage anuncia renúncia como líder de partido pró-Brexit
Por trás do personagem está o comediante Jonathan Harvey. Ele já concorreu contra políticos como Boris Johnson, Rishi Sunak e o prefeito de Londres, Sadiq Khan. Antes, usava o nome Lord Buckethead (Senhor Cabeça de Lata), mas mudou a identidade após uma disputa por direitos autorais.
As propostas de Count Binface misturam humor e crítica política. Entre elas estão limitar o preço dos croissants, tornar a cantora Adele um bem nacional, reduzir o preço de sorvetes e obrigar executivos da empresa de saneamento Thames Water a nadarem no rio Tâmisa, que está em um processo de despoluição pela companhia.
LEIA TAMBÉM
7 premiês em 10 anos: como o Brexit abalou o Reino Unido e desencadeou uma década de vaivém político
Novo premiê do Reino Unido, Andy Burnham, assume governo e promete ‘nova economia’ para conter crise do país
Ex-ministra britânica foi atingida 21 vezes com um martelo, dizem promotores
Apesar do tom bem-humorado, Harvey afirma que usa o personagem para incentivar a participação nas eleições e discutir o funcionamento da democracia britânica.
Farage continua como favorito, mas Count Binface já conquistou quase 93 mil votos na eleição para a Prefeitura de Londres, em 2021. O personagem diz que seu principal argumento para convencer os eleitores é “não ser Nigel Farage”.
A disputa ganhou repercussão nas redes sociais e virou motivo de piada entre adversários políticos. O primeiro-ministro Andy Burnham publicou uma foto ao lado de Count Binface com a legenda: “É sempre bom saber quando é o dia do lixo”.g1 > Mundo Read More


