Casal de idosos bate recorde mundial com mais de 100 meias-maratonas consecutivas
Casal de Floripa completa 101 dias correndo uma meia-maratona
Os catarinenses Djalma, de 69 anos, e Sheila Moura, de 62 anos, foram reconhecidos pelo Guinness World Records como o casal com mais meia-maratonas percorridas de forma consecutiva, após completarem a distância diariamente por 121 dias.
Contudo, eles não pararam no recorde, seguem se superando e hoje a contagem já passou do dobro. Nesta sexta-feira, eles realizaram a 250ª meia-maratona consecutiva, em Florianópolis.
— Recebi da minha esposa um livro de um recordista mundial que fez uma maratona todos os dias durante um ano. Aí eu pensei: “Será que aos 70 anos eu posso fazer algo parecido?”. Veio a ideia de fazer o projeto Vida Ativa para correr 21 km todos os dias — explicou Djalma Moura em entrevista ao ge.
— Queria me aproximar da comunidade, passar uma mensagem bem profunda, quebrar alguns paradigmas da idade, por exemplo, e, quem sabe, bater o recorde mundial. E deu certo. O recorde era de 100 dias, nós batemos 101 e fizemos uma grande festa. Quando chegou a 121 meias-maratonas, nós encaminhamos para o Guinness e eles aprovaram.
+ Busca por saúde física e mental reúne atletas na Corrida Verde
Djalma e Sheila Moura batem recorde mundial de mais meias-maratonas seguidas como casal
Arquivo pessoal
Apesar de serem acostumados a desafios extremos, a preparação do casal foi árdua, assim como o caminho para completar o recorde — e seguir quebrando ele.
Além de corridas tradicionais, como a São Silvestre, Djalma já correu 1.000 km em 29 dias, fez a Maratona do Everest, maratonas no Polo Norte e Polo Sul, a World Marathon Challenge, que são sete maratonas em sete continentes por sete dias consecutivos, e outras.
— O segredo foram os mais de 20 anos de corrida, a pessoa vai criando uma casca grossa. O corpo vai aceitando essas provas exigentes cada vez mais, vai te fortalecendo — comentou Djalma.
— É muito complicado inserir de forma consecutiva isso no cotidiano, porque não há tempo para deslize. Você tem que correr 21 km, tem que descansar, se alimentar, se hidratar bem, para que, no dia seguinte, você esteja disposto a correr de novo. Administrar isso durante oito meses, todo santo dia você fazer essa meia-maratona, é bem complicado — acrescentou.
— Nos primeiros meses o meu corpo sentiu muito, ele não sabia o que estava acontecendo. Dores a gente vai sentir sempre, por causa do tanto se desafiar, o corpo vai adaptando. Precisa estar sempre fazendo um funcional, fisioterapia ou manter um fortalecimento. O Djalma também tem sentido algumas coisas, mas nada, até o momento, que nos tire do jogo — contou Sheila, também em entrevista ao jornalista Vitório Fleury, da NSC TV.
Para estar fisicamente em dia, o casal procurou profissionais de saúde e do esporte para montar uma equipe multidisciplinar, com cardiologista, nutricionista e técnico de corrida.
Djalma e Sheila Moura correm meia-maratona diariamente em Florianópolis
Reprodução/Redes sociais
+ Etapa da Corrida Verde em Joinville movimenta economia local
Mesmo seguindo batendo o recorde deles todos os dias, o casal não sabe quando vai parar. De acordo com eles, o que importa é seguir correndo com alegria e passando a mensagem do Projeto Vida Ativa.
— Vai até o corpo, a mente, o coração e a alegria permitirem, e estivermos juntos com essa disposição e entusiasmo. Eu tô curtindo muito. A corrida sempre nos fez muito bem. A gente curte esse momento e as pessoas. O projeto Vida Ativa está fazendo o efeito de incentivar muitas pessoas a continuarem fazendo atividade ou, quem não faz, colocar um dia de caminhada, ir buscando construir o corpo com saúde — disse Sheila.
Enquanto o corpo permitir, o casal segue com algumas metas a serem alcançadas.
— Sempre falo para o Djalma para nos programar e correr os 21 km em todas as capitais ou em várias cidades do país. Ainda quero conhecer o Brasil. Uma das coisas que eu gosto de fazer é turismo esportivo, correr e curtir a cidade. Esse é um dos meus desejos. E muitas provas ainda pelo mundo, mas no Brasil me fascina conhecer coisas que ainda não vi, e correndo — conta Sheila.
— Fazer várias provas pelo mundo, extremas ou não, e também curtir muito o Brasil. Eu vou escrever um livro e quero lançar em todo Brasil, em todas as capitais, ir lá fazer uma palestra, apresentar o livro e também correr um pouco — revela Djalma.
— Quero passar que é possível você ir ao encontro do seu sonho, desde que você queira profundamente. A idade não pode ser um fator decisivo, e sim a preparação, a condição física e mental — completou Djalma.
Djalma e Sheila Moura batem recorde mundial de mais meias-maratonas seguidas como casal
Arquivo pessoal
Mais notícias do esporte catarinense no ge.globo/sc geRead More


