Luís Castro repete Mano Menezes nos resultados do Grêmio na volta de pausas; compare
Grêmio tem desfalques importantes contra o Bragantino
O Grêmio de 2026 repete o retrospecto do time de 2025 após a pausa do meio de ano. Nos primeiros oitos jogos depois da parada para a Copa do Mundo de seleções, o time de Luís Castro tem 33,3% de aproveitamento. O índice é o mesmo alcançado pela equipe de Mano Menezes ao voltar da pausa do Mundial de clubes no ano passado.
🔍 Adicione o ge nas suas fontes favoritas do Google
Os técnicos se repetiram até nas eliminações na Sul-Americana. No mesmo período desde a volta, ambos caíram nos playoffs do torneio: Castro para o Bolívar, da Bolívia, e Mano para o Alianza Lima, do Peru.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
Em função da Copa do Mundo, o Grêmio teve 46 dias sem jogos oficiais em 2026. Foram 17 de férias até a reapresentação do elenco. Depois dos amistosos contra o sub-20 do Cascavel, a Chapecoense e o Cruzeiro, o time retomou os jogos oficiais em 17 de julho.
São quatro derrotas (Mirassol, Bolívar, duas vezes, e Atlético-MG), dois empates (Fluminense e Mirassol) e duas vitórias (Mirassol e São Paulo).
Mano Menezes antecedeu Luís Castro no comando do Grêmio
Montagem sobre fotos de Lucas Uebel / Grêmio
Veja também:
+ Sem Gustavo Martins, time tem disputa na zaga
+ Pai de Monsalve fala sobre afastamento do filho
Diferentemente de Mano Menezes, que caiu na Copa do Brasil para o CSA na terceira fase, antes mesmo da parada, Luís Castro conseguiu vaga para as quartas de final da Copa do Brasil ao eliminar o Mirassol.
Mano teve uma pausa menor. Em 2025, foram 24 dias sem jogos (13 de junho a 7 de julho), sendo 10 de férias. O time retornou às partidas oficiais em 8 de julho e também teve quatro derrotas (Cruzeiro, Alianza Lima, Palmeiras e Fluminense), dois empates (Vasco e Alianza Lima) e duas vitórias (São José, pela Recopa Gaúcha, e Fortaleza).
Os problemas do Grêmio não se resolve com uma contratação; PC analisa
Embora com extensões diferentes, as duas pausas foram cercadas por expectativas positivas. Os treinadores reclamaram do pouco tempo para treinar e vislumbraram nas paradas tempo para descanso e aprimoramento tático e técnico.
Contudo, as sequências não refletiram a reação esperada. O Grêmio de Mano penou até a reta final do Brasileirão e só acabou com as chances de rebaixamento na antepenúltima rodada. Neste ano, o time de Castro é 15º colocado, apenas dois pontos à frente do Z-4.
Mano Menezes foi contratado pelo então presidente Alberto Guerra em abril de 2025, com vínculo até o fim do ano. O novo presidente, Odorico Roman, assumiu em 8 de dezembro e optou por trocar o comando técnico. O escolhido, Luís Castro, tem contrato até o dezembro de 2027.
🎧 Ouça o podcast ge Grêmio 🎧
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV geRead More


