RÁDIO BPA

TV BPA

A menos de um mês da estreia, Pernambucano segue sem tabela e ultrapassa prazo previsto em lei

A menos de um mês da estreia, Pernambucano segue sem tabela e ultrapassa prazo previsto em lei

A 25 dias da estreia do novo Campeonato Pernambucano, os 24 clubes que disputarão a primeira etapa da competição ainda não conhecem oficialmente a tabela de jogos. O Estadual está previsto para começar no dia 17 de outubro. De acordo com alguns clubes procurados pelo ge, a tabela oficial estava prevista para sair após as eleições da Federação Pernambucana de Futebol.
+ Evandro Carvalho é reeleito para a presidência da FPF e chegará a 19 anos no cargo
Sede da Federação Pernambucana de Futebol
Rafael Vieira/FPF
A justificativa repassada anteriormente aos clubes era de que a FPF aguardava a realização da eleição presidencial da entidade para avançar na definição da tabela. O pleito aconteceu no último domingo (20), com a reeleição de Evandro Carvalho, mas, dois dias depois, a programação da competição ainda não está publicada.
A situação ultrapassa o prazo estabelecido pela Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023). O artigo 192 determina que o regulamento, as tabelas e o nome do ouvidor da competição sejam divulgados até 45 dias antes de seu início. Como o Pernambucano está marcado para começar em 17 de outubro, a data-limite para a divulgação inicial da tabela foi dois de setembro. O prazo ultrapassa 20 dias.
A legislação maior estabelece ainda um período para manifestações sobre o regulamento após a primeira divulgação e determina, no parágrafo 4º do mesmo artigo, que o regulamento definitivo seja publicado 30 dias antes do início da competição. Para o Estadual, esse segundo prazo terminou em 17 de setembro.
Taça do Campeonato Pernambucano 2026/2027
Rafael Pontes / FFC
Já o Regulamento Geral das Competições da própria FPF determina que as competições organizadas pela entidade também estão submetidas às normas imperativas da legislação em vigor. Além disso, o RGC atribui à Diretoria de Competições da FPF a responsabilidade de elaborar e fazer cumprir o calendário anual e as respectivas tabelas.
Enquanto aguardam a programação oficial, os clubes já montam elencos, realizam pré-temporada e organizam os estádios que receberão as partidas. A ausência da tabela interfere principalmente no planejamento de viagens, hospedagens, logística das delegações, utilização dos estádios e organização dos jogos como mandante especialmente em uma competição com equipes espalhadas por diferentes regiões do estado.
A primeira etapa do novo Pernambucano reunirá 24 clubes, divididos nos grupos Agreste, Sertão, Zona da Mata e Metropolitana. Com menos de um mês para a bola rolar, porém, a principal informação operacional da competição segue pendente: saber os confrontos, quando e onde, sabendo que o primeiro turno o Estadual é só jogos de ida.
Art. 192 da Lei Geral do Esporte
Divulgação geRead More