RÁDIO BPA

TV BPA

Governo Trump envia drones para reforçar investida contra cartéis de drogas na América do Sul, diz TV

Governo Trump envia drones para reforçar investida contra cartéis de drogas na América do Sul, diz TV

 Imagem de drone militar MQ-9 Reaper do Exército dos Estados Unidos.
Jam Sta Rosa/AFP
O governo Trump começou enviar drones avançados de ataque para a América do Sul para dar apoio a operações militares contra cartéis de drogas, revelou nesta sexta-feira (18) a TV CNN Internacional.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Os drones enviados são do modelo MQ-9 Reaper, que têm dupla função de ataque e vigilância, e estariam sendo movidos da África para o Comando Sul do Exército norte-americano (Southcom, responsável pela América do Sul), segundo seis fontes de Washington ouvidas pelo veículo.
O MQ-9 Reaper é um drone militar de média altitude e de longa resistência e estão entre os projéteis mais avançados do arsenal do Exército dos EUA. Eles são especializados em missões combinadas de vigilância e ataque —inclusive têm sido utilizados durante a guerra contra o Irã. Veja mais sobre o drone no infográfico abaixo.
Ainda não se sabia com certeza, até a última atualização desta reportagem, quantos drones MQ-9 estariam sendo enviados pelos EUA para a América do Sul. No entanto, segundo a CNN Internacional, “a maioria” desses drones que estavam atuando na África serão transferidos para a América do Sul.
Agora no g1
A movimentação visa complementar os planos de dominação do Hemisfério Ocidental que o presidente dos EUA, Donald Trump, traçou para seu 2º mandato na Casa Branca e ocorre após o país ter anunciado que planeja campanha militar terrestre, junto com nações sul-americanas aliadas, contra cartéis de drogas.
No ano passado, o Exército dos EUA já haviam deslocado para o Caribe uma combinação de equipamentos militares, que incluem drones MQ-9, caças F-35 e pelo menos uma aeronave de ataque AC-130, para preparar o terreno para as operações contra os cartéis de drogas.
À época, essa movimentação ocorreu para viabilizar os bombardeios a embarcações acusadas de traficar drogas e também em meio à campanha de pressão que realizava contra o regime venezuelano de Nicolás Maduro.
Também nesta semana, o Departamento de Estado norte-americano afirmou que vai redirecionar US$ 52 milhões (cerca de R$ 267,3 milhões) em ajuda militar para países alinhados a Trump na América Latina: Panamá, Peru, Equador e Colômbia.
MQ-9 Reaper, drone mais famoso dos EUA.
Arte/g1g1 > Mundo Read More