Necessidade de adaptação? Como novo limite de estrangeiros da CBF pode afetar o Botafogo
Podcast projeta sequência do Botafogo no Brasileirão
Em votação nesta segunda-feira, os clubes das Séries A e B do Brasileirão aprovaram redução gradual no número de atletas estrangeiros permitidos por partidas da CBF. Atualmente, o regulamento prevê até nove “gringos” por jogo. A quantidade cairá para oito na próxima temporada. Até 2030, a previsão é de que haja apenas cinco estrangeiros por partida.
+ Botafogo aciona STJD contra CEO do Grêmio, que chamou clube de “time de picaretas”
O Botafogo está no limite do regulamento atual e terá que levar o assunto em consideração no planejamento esportivo dos próximos anos, inclusive na janela de transferências. O clube carioca tem nove atletas estrangeiros à disposição do técnico Tite, a maioria no meio-campo ou no ataque.
Hakim Ziyech, do Botafogo, durante partida contra o Mirassol, pelo Campeonato Brasileiro.
Vítor Silva/Botafogo
O zagueiro Lucas Monzón foi criado no Uruguai e tem dupla cidadania, mas não entra na conta por ter nascido no Brasil.
+ Treino na Urca, NFL no Lonier e pendências do DM: veja programação do Botafogo no início da Data Fifa
Internamente, a diretoria do Botafogo entende que já começou a se adaptar às mudanças. No último período de transferências, o Botafogo se despediu de cinco estrangeiros: Bastos, Chris Ramos (emprestado), Joaquín Correa, Santi Rodríguez e Barboza.
Montoro marca o segundo gol do Botafogo na partida contra o Grêmio
André Durão
Dentre os novos atletas, houve predominância de brasileiros, com apenas dois gringos entre os reforços: o atacante marroquino Ziyech e o volante Domingos Andrade. Ferraresi foi adquirido em definitivo, mas já estava no clube por empréstimo.
O Botafogo votou como a maioria e se posicionou a favor da redução proposta pela CBF. Flamengo e Bahia foram os únicos clubes da reunião a votar contra.
Os atletas estrangeiros do Botafogo:
Mateo Ponte (lateral-direito, Uruguai)
Ferraresi (zagueiro, Venezuela)
Medina (meio-campista, Argentina)
Domingos Andrade (volante, Angola)
Montoro (meia-atacante, Argentina)
Jordan Barrera (meia-atacante, Colômbia)
Ziyech (atacante, Marrocos)
Lucas Villalba (atacante, Uruguai)
Kadir (atacante, Panamá)
*O clube também conta com o goleiro Christian Loor (Equador) e o lateral-esquerdo Jhoan Hernández (Colômbia). Ambos já figuraram em relações do grupo profissional do Botafogo, mas recentemente têm sido utilizados apenas na categoria sub-20.
O Botafogo volta a campo no dia 7 de outubro para enfrentar o Vasco, às 20h30 (horário de Brasília), em clássico da 29ª rodada do Brasileirão. A equipe é a atual 12ª colocada na tabela, com 35 pontos somados.
+ ✅Clique aqui para seguir o canal ge Botafogo no WhatsApp
🗞️ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv geRead More


