Ataque aéreo russo mata sete pessoas na Ucrânia enquanto Zelensky se reúne com autoridades dos EUA e da Europa
A Rússia lançou nesta terça-feira (20) outra ofensiva com mísseis e drones contra áreas civis na Ucrânia, matando pelo menos sete pessoas, segundo autoridades, enquanto o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, buscava garantir mais ajuda dos Estados Unidos e da Europa durante sua visita à Noruega.
O enviado dos EUA Steve Witkoff, que, ao lado de Jared Kushner, tentou sem sucesso conduzir Rússia e Ucrânia a um acordo para encerrar a guerra entre os dois países, também estava em Oslo. Kushner, genro do presidente dos EUA, Donald Trump, participaria da reunião com Zelensky por videoconferência.
O primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Støre, e o presidente finlandês, Alexander Stubb, também deveriam se reunir com Zelensky na capital norueguesa.
“Estamos mantendo todos os contatos que podem ajudar a trazer a paz”, disse Zelensky em uma publicação no X após chegar a Oslo. Segundo ele, as autoridades reunidas na Noruega discutirão o fortalecimento da defesa aérea da Ucrânia e a produção conjunta de armas.
LEIA TAMBÉM: Secretário de Trump admite atrasos na entrega de armamentos à Ucrânia, mas nega ‘orientação política’ para prejudicar Kiev
Enquanto isso, o porta-voz russo disse a jornalistas que o Kremlin espera que uma reunião na Rússia com os enviados dos EUA possa ser organizada em breve, embora não tenha indicado onde ou quando isso ocorreria.
Ele afirmou que reuniões do presidente russo, Vladimir Putin, com os enviados de Trump — possivelmente já na quarta-feira — seriam “muito importantes”. “Agradecemos muito os esforços de mediação dos negociadores americanos”, acrescentou.
Zelensky conversa com Rubio enquanto apoio dos EUA diminui
Com novas ações de apoio dos Estados Unidos à Ucrânia em dúvida, enquanto as relações entre Zelensky e Trump voltam a se deteriorar, o líder ucraniano afirmou que conversou com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, que está em viagem pela Ásia.
A conversa ocorreu depois de Zelensky dizer, na segunda-feira, a um grupo bipartidário de parlamentares dos EUA que acredita que “alguma decisão política foi tomada para desacelerar… o apoio a nós”.
A Ucrânia está quase sem interceptadores de defesa aérea Patriot fabricados nos Estados Unidos, necessários para impedir os mísseis balísticos russos, segundo Zelensky, que vem pedindo a Washington o envio de mais unidades. Ele afirmou, porém, que o Pentágono está atrasando a entrega de mísseis que outros países compraram para a Ucrânia.
Zelensky também disse que pediu a ajuda de Rubio para garantir que os Estados Unidos continuem compartilhando informações de inteligência vitais com a Ucrânia, depois que Kiev deixou de receber, ou recebeu com atraso, **alertas sobre ataques de mísseis russos** nos últimos dias.
Zelensky afirmou ainda que continuam em vigor restrições de velocidade para o uso, por Kiev, da versão de uso militar do serviço de internet via satélite da empresa americana **SpaceX**, o que está **prejudicando as operações no campo de batalha**.
Trump também **suspendeu sanções contra a Rússia**, medida que Zelensky criticou por ajudar Putin a prosseguir com a invasão em larga escala de Moscou, que completará cinco anos em fevereiro.
Zelensky disse que teve uma “conversa substantiva” com Rubio.
“Sou grato pela disposição dele em ajudar e por sua posição clara”, afirmou Zelensky nas redes sociais.
Europa ajuda Ucrânia a evitar rendição, diz autoridade
Com o Exército russo contido na linha de frente, Putin tenta bombardear a Ucrânia até a rendição enquanto priva o país do apoio vital dos Estados Unidos, afirmam líderes e analistas ocidentais.
Países europeus, preocupados com os planos da Rússia no continente e que veem a Ucrânia como uma barreira contra as ambições de Moscou, tentam compensar uma eventual redução no fornecimento de armas dos EUA. Alguns equipamentos importantes, porém, são fabricados nos Estados Unidos.
Países europeus e instituições da União Europeia destinaram 237 bilhões de euros (US$ 266 bilhões) para apoiar a Ucrânia, em comparação com 115 bilhões de euros (US$ 129 bilhões) dos Estados Unidos, segundo o Instituto Kiel, da Alemanha, que acompanha a assistência a Kiev.
A chefe da política externa da UE, Kaja Kallas, questionou nesta terça-feira se os negociadores americanos têm atuado como mediadores imparciais nos esforços de paz. Autoridades ucranianas afirmam que o governo Trump pressionou Kiev a ceder territórios à Rússia em troca da paz.
“Embora os negociadores americanos estejam tentando pressionar a Ucrânia a se render há… um ano e meio, por que a Ucrânia não se rendeu nos termos de Putin? Porque a Europa tem apoiado a Ucrânia”, disse Kallas.
“A Ucrânia quer a paz mais do que qualquer outra pessoa porque está sob esses bombardeios há quatro anos”, afirmou ela a parlamentares da UE em Estrasburgo, na França. “A única que não quer a paz é a Rússia.”
Ataques russos provocam apagões em quase metade das regiões da Ucrânia
Quatro pessoas morreram e outras 27 ficaram feridas, incluindo crianças, em ataques russos com mísseis e drones contra a região de Kiev nas últimas 24 horas, informou a polícia regional.
Três pessoas morreram e seis ficaram feridas no distrito de Obukhiv, onde armazéns foram danificados, segundo a polícia. No distrito de Bucha, uma mulher morreu e 21 pessoas ficaram feridas, oito delas crianças, enquanto centenas de edifícios foram danificados, de acordo com as autoridades.
Na manhã desta terça-feira, três pessoas morreram e quatro ficaram feridas quando dois veículos pegaram fogo durante um ataque russo na rodovia Kiev-Odesa, informou o Serviço Estatal de Emergências da Ucrânia. Entre os mortos estava o motorista de um ônibus de transporte que foi atingido. O veículo transporta pessoas de Kiev para o Cemitério Nacional Memorial Militar.
A operadora nacional da rede elétrica, Ukrenergo, informou que houve interrupções no fornecimento de energia em 12 regiões da Ucrânia após os ataques russos.
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou, em comunicado, que suas forças realizaram ataques com drones contra centros logísticos, infraestrutura portuária e três navios de carga no porto de Reni, na região de Odesa. Segundo o ministério, outro navio graneleiro foi atingido no mar enquanto seguia para Odesa.
Enquanto isso, as defesas aéreas russas interceptaram 136 drones ucranianos em diversas regiões da Rússia durante a noite, informou o Ministério da Defesa.
Um incêndio ocorreu em uma instalação industrial não especificada na região de Tambov como consequência do ataque, afirmou o governador Yevgeny Pervyshov.g1 > Mundo Read More


