RÁDIO BPA

TV BPA

Brasileira relata fraturas no rosto e convulsão após grave acidente na Copa do Mundo de Ciclismo BMX

Brasileira relata fraturas no rosto e convulsão após grave acidente na Copa do Mundo de Ciclismo BMX

Duda Bordignon sofre acidente na Copa do Mundo de Ciclismo BMX
A ciclista brasileira Duda Bordignon relatou ter fraturado três partes do rosto e sofrido uma convulsão após o acidente na final da Copa do Mundo de Ciclismo BMX, disputada em Xangai, na China.
✅ Clique aqui e siga o canal do ge PR no WhatsApp
🔍 Adicione o ge nas suas fontes favoritas do Google
Em publicações nas redes sociais, a medalhista sul-americana contou detalhes da queda, revelou que não se lembra de parte do ocorrido e disse que ainda sente bastante dor, mesmo medicada.
A atleta já recebeu alta hospitalar e permanece na China, onde organiza o retorno ao Brasil para dar continuidade à recuperação.
Duda se acidentou durante a final feminina do BMX Freestyle Park, no domingo. Ao tentar executar uma manobra conhecida como flare, a brasileira passou do giro e caiu com força no chão, ficando desacordada. Segundo a própria ciclista, o impacto atingiu principalmente um dos lados do rosto, que permanece bastante inchado e com hematomas.
— Quebrei três partes do meu rosto. Estou com o olho bem inchado, bem roxo. Como algumas pessoas viram o vídeo, eu caí num flare, passei do giro e acabei caindo. Acontece, são ossos do ofício. Infelizmente, estamos sujeitos a isso nesse esporte, na nossa profissão — relatou.
Duda Bordignon exibe rosto com marcas após queda na Copa do Mundo de BMX
Reprodução/Instagram
Duda teve convulsão após o acidente
Além das lesões na face, a brasileira revelou ter sofrido uma convulsão após a queda. Ela disse que não se recorda de boa parte do que aconteceu e precisou ouvir os relatos de pessoas que a acompanhavam para entender a gravidade da situação.
— Infelizmente, tive também um episódio de convulsão depois que caí. Acho que foi na ambulância, não lembro de muita coisa. Na verdade, deu um blackout na minha cabeça. Isso é um pouco do que o Gugu (Gustavo Balaloka), o Paulinho (Saçaki, treinador) e o pessoal que estava comigo me relataram para me explicar o que aconteceu — contou.
A ciclista agradeceu à equipe de fisioterapia e aos profissionais de saúde que prestaram assistência depois do acidente.
Mesmo com a evolução do quadro, a atleta afirmou que ainda enfrenta dores intensas. Segundo ela, o inchaço e os ferimentos dificultam até a comunicação, mas o tratamento segue como prioridade neste momento.
— Estou cuidando bem. Recebi toda a assistência possível do pessoal da fisioterapia e da equipe médica. Saí ontem do hospital e estou na China ainda, deixando tudo certinho para poder retornar ao Brasil. Agora é cuidar, tratar e estar de volta o quanto antes — disse.
Duda Bordignon, atleta do ciclismo BMX
Reprodução/Instagram
Apesar do susto, brasileira celebra resultado
Duda também destacou o lado positivo da participação em Xangai. A brasileira encerrou a competição na nona colocação, resultado que valorizou mesmo diante do acidente e das lembranças incompletas da apresentação.
Medalhista sul-americana, pentacampeã brasileira e sexta colocada no ranking mundial da modalidade, ela havia avançado à final após terminar a fase classificatória na décima posição, com 52,20 pontos. A queda interrompeu sua apresentação na decisão.
— Estou com bastante dor. Estou bem medicada, mas, mesmo assim, dói bastante. Não curti ter testado que o chão era duro. Mas acontece, a gente nunca deseja essas coisas. De qualquer maneira, estou feliz com o resultado. Tivemos um P9 aqui, que é bom demais — afirmou.
A atleta também demonstrou gratidão pela oportunidade de competir e reforçou o vínculo com o esporte, apesar dos riscos envolvidos. A recuperação, agora, é o primeiro passo para voltar às pistas.
— Estou feliz demais por ter feito mais uma final, por mais que eu só lembre de metade dela. Sou muito agradecida a Deus pela oportunidade de fazer o que eu mais amo. Por mais que o BMX me traga essas coisas, eu amo andar de bike, amo BMX. Vou voltar mais forte, vou voltar melhor ainda. Bora para a próxima — concluiu.
Medalhista sul-americana e pentacampeã brasileira, a ciclista é a sexta do ranking da modalidade.
Mais notícias do esporte paranaense no ge.globo/pr geRead More