Em Mundial de zebras, judô brasileiro perde com favoritos e busca surpreender na reta final
Nauana Silva disputa medalha de bronze, mas vitória fica para alemã Giovanna Scoccimarro
Favorita a três medalhas, a seleção brasileira ainda não foi ao pódio no Campeonato Mundial de judô, que está sendo realizado em Baku, no Azerbaijão. Dois dos favoritos- Rafaela Silva e Daniel Cargnin – não conquistaram medalhas. São mais quatro categorias individuais (duas no masculino e duas no feminino) e a disputa por equipes até domingo, o último dia de competição, mas o objetivo agora é não sair zerado do Mundial.
Mundial de Judô: Rafaela Silva e David Lima perdem na estreia
Os Campeonatos Mundiais de “meio de ciclo” costumam ter muitas surpresas, já que muitas estrelas estão de volta do “ano sabático” em 2025, e enfrentam as “novas caras do esporte”, medalhistas ano passado. Das dez categorias disputadas até o momento, apenas dois líderes do ranking confirmaram o status e foram ao lugar mais alto do pódio.
Nauana Silva no Mundial de judô
Tamara Kulumbegashvili
E o Brasil pode se apegar a essas surpresas para tentar não sair zerado de um Campeonato Mundial pela segunda vez nos últimos 17 anos. O time ficou sem medalhas em 2024, em um Mundial esvaziado, disputado às vésperas das Olimpíadas. Antes disso, ficou sem pódio em 2009. Beatriz Freitas, na categoria até 78kg, é a principal chance no individual. Apesar de ser apenas 13ª colocada no ranking, pegou uma chave acessível, e tem se mostrado muito competitiva.
Mundial de Judô de Baku – Daniel Cargnin x Rashid Mammadaliyev
Beatriz Souza, campeã olímpica, viveu altos e baixos na temporada e está em 22º do ranking. Vai pegar uma pedreira na estreia, a japonesa Akira Sone. Se surpreender na estreia, pode embalar para a medalha, mas não está entre as favoritas. Leonardo Gonçalves, do peso até 100kg, é vice-líder do ranking mundial, mas jamais chegou às quartas de uma edição das Olimpíadas ou de um Mundial e, por isso, não está entre os mais cotados. Por fim, Giovani “Pezão”, também do peso 100kg, é a zebra mais improvável. Vigésimo do ranking, terá que vencer ao menos dois medalhistas olímpicos se quiser brigar por medalhas.
O último dia do Campeonato Mundial, domingo, terá a disputa da prova por equipes, na qual o Brasil foi bronze nas Olimpíadas de Paris 2024. A chave do torneio ainda não foi divulgada, mas talvez seja a grande chance de pódio do país na competição. França e Japão são favoritos, mas o Brasil aparece cotado para a medalha de bronze.
Mundial de Judô de Baku – Eteri Liparteliani x Akari Omori
Sobre as disputas já realizadas, o Brasil perdeu a chance de medalha com dois favoritos. Daniel Cargnin, vice-líder do ranking do peso até 73kg, ficou em quinto lugar após perder a disputa do pódio no golden score (prorrogação). Já Rafaela Silva(63kg), terceira do ranking, perdeu na estreia para a medalhista olímpica Catherine Pichard.
Nauana Silva(70kg), que estava cotada para o pódio, mas não era exatamente favorita, ficou em quinto lugar. Foram três vitórias na campanha, mas o bronze escapou em um vacilo quando estava melhor na luta contra a alemã Giovanna Scoccimarro.
Mundial de Judô de Baku – Marica Perisic x Seija Ballhaus
Foi interessante ver jovens atletas fazendo boas campanhas. Aos 18 anos, Clarice Ribeiro ficou em sétimo lugar na categoria até 48kg. Sarah Souza, 22, só parou diante da campeã mundial nas oitavas de final do peso 57kg. Rafaela Rodrigues, 19, perdeu para a medalhista olímpica Odette Giufrida no peso até 52kg.
Bia Souza é esperança de medalha para o Brasil no Mundial
AFP
Ainda faltam três dias de Mundial, dois com disputas individuais, e o último por equipes. Ainda há esperança de não sair sem medalha, mas mesmo que o pódio venha, a competição terá um saldo negativo para a delegação.
Guilherme Costa
Reprodução geRead More


