Grêmio repete pior jejum da temporada e desafia retrospectos negativos contra o Coritiba
Renato manda recado à torcida do Grêmio antes da partida contra o Coritiba
Sem vencer há sete partidas, o Grêmio igualou o maior jejum de vitórias desta temporada. O time, ainda com Luís Castro, ficou outros sete jogos sem vencer entre maio e agosto. Sob o comando de Renato Portaluppi, o Tricolor tenta interromper a sequência negativa nesta segunda-feira, a partir das 19h30, contra o Coritiba, no Couto Pereira. Fora de casa, o retrospecto também é ruim: não há vitórias longe da Arena no Brasileirão de 2026.
🔍 Adicione o ge nas suas fontes favoritas do Google
Marlon e Carlos Vinicius defendem Renato no Grêmio: “Assinamos embaixo”
O atual jejum do Grêmio começou em 7 de setembro, na derrota para o Vitória, por 1 a 0, no Barradão. O jogo seguinte teve revés em casa para o Vasco por 2 a 1. O resultado culminou na demissão do técnico Luís Castro.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
De forma interina, Felipão treinou o Grêmio na derrota para o Botafogo, no Engenhão, com Renato no banco como auxiliar. O novo treinador segue sem vencer no retorno à equipe: são três empates e uma derrota desde a estreia. Ao todo, a seca tem quatro derrotas e três empates, todos resultados pelo Brasileirão, no qual o clube amarga a 18ª posição, com 31 pontos.
O jejum anterior ocorreu de 26 de maio a 2 de agosto, entre os empates com o City Torque, pela fase de grupos da Sul-Americana, e com o Mirassol, no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil. No meio do caminho, ocorreu a traumática eliminação nos playoffs da Sul-Americana para o Bolívar.
Veja mais
+ Marlon nega que jogadores negociaram prêmio por permanência
+ Grêmio se fecha às críticas antes de decisão contra Coritiba
Também foram quatro derrotas e três empates no período. A vitória sobre o Mirassol, na Arena, nas quartas da Copa do Brasil, interrompeu a sequência negativa.
A pior sequência do Grêmio nos últimos 10 anos é de 2021 – ano do mais recente rebaixamento para a Série B. Na ocasião, o time acumulou nove partidas de jejum entre junho e julho, com quatro empates e cinco derrotas no Brasileirão.
Jejuns do Grêmio em 2026
Atual
18/10 – Grêmio 2×4 Cruzeiro – Arena – Brasileirão
11/10 – Grêmio 1×1 Inter – Arena – Brasileirão
7/10 – Remo 1×1 Grêmio – Mangueirão – Brasileirão
20/9 – Grêmio 0x0 Palmeiras – Arena – Brasileirão
16/9 – Botafogo 3×2 Grêmio – Engenhão – Brasileirão
12/9 – Grêmio 1×2 Vasco – Arena – Brasileirão
7/9 – Vitória 1×0 Grêmio – Barradão – Brasileirão
Anterior
26/5 – Grêmio 2×2 City Torque – Arena – Copa Sul-Americana
30/5 – Grêmio 1×3 Corinthians – Arena – Brasileirão
17/7 – Mirassol 2×1 Grêmio – Maião – Brasileirão
23/7 – Bolívar 3×2 Grêmio – Hernando Siles – Copa Sul-Americana
26/7 – Grêmio 1×1 Fluminense – Arena – Brasileirão
30/7 – Grêmio 0x1 Bolívar – Arena – Copa Sul-Americana
2/8 – Mirassol 1×1 Grêmio – Maião – Copa do Brasil
A seca geral de vitórias é apenas um dos retrospectos que pressionam o Grêmio no momento. O time tem outro desafio nesta segunda-feira: vencer a primeira fora de casa no Campeonato Brasileiro. Até agora, são 10 derrotas e cinco empates longe da Arena – aproveitamento de 11%. É o pior visitante do Brasileirão.
Como se não bastasse, o Tricolor está a quatro jogos sem vencer em casa, a pior sequência em 2026. São duas derrotas e dois empates nos últimos quatro jogos. A última vitória na Arena foi em 30 de agosto, os 3 a 1 sobre a Chapecoense.
Renato Portaluppi foi contratado pela direção para salvar o Grêmio do rebaixamento
Pedro H. Tesch/Getty Images
🎧 Ouça o podcast ge Grêmio 🎧
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV geRead More


