RÁDIO BPA

TV BPA

Volta à Ilha: maior corrida de revezamento por equipe da América Latina completa 30 anos

Volta à Ilha: maior corrida de revezamento por equipe da América Latina completa 30 anos

Veja como foi a última edição da Volta à Ilha de Florianópolis, em 2025
A Volta à Ilha 2027 – 30 anos foi lançada na noite desta quinta-feira, em Florianópolis. A prova é considerada a maior corrida de revezamento por equipe em extensão da América Latina, com 140 km, ao redor da Ilha de Florianópolis.
Largada do Revezamento Volta à Ilha 2023, em Florianópolis
Foco Radical/Eco Floripa
O evento foi criado em 1996 e terá a 30ª edição disputada em 17 de abril do próximo ano. Serão 19 percursos, 400 equipes e cerca de 4 mil atletas em uma das provas mais tradicionais do Brasil. As inscrições para novas equipes participarem da prova abrem no dia 4 de novembro.
— A gente percebe que com o passar dos anos as pessoas entenderam porque a prova é muito especial. É uma corrida totalmente diferente de qualquer uma outra — disse Carlos Duarte, criador da Volta à Ilha.
No evento de lançamento marcaram presença aqueles corredores que competiram em todas as edições da Volta à Ilha nestes 30 anos.
— Eu quando corri o morro do sertão, deu uma chuva muito forte, então a subida do morro não tinha asfalto, era no barro vermelho. Subir morro, na chuva, é inesquecivel. Subir o morro do sertão na primeira prova foi algo extraordinário — conta Raul Cardoso, empresário.
Lançamento da Volta à Ilha – 30 anos, em Florianópolis
Carlos Rauen/NSC TV
Formato de disputa da Volta à Ilha
As equipes que podem participar do evento são compostas de dois, oito ou até 15 corredores, que são classificados em nove categorias. Ao todo, existem 19 postos de troca ao redor da ilha e as equipes devem se deslocar de um posto ao outro para as trocas.
As distâncias entre os postos de troca variam de 4 a 16 km e os graus de dificuldade são classificados desde um nível fácil a muito, muito difícil. Para progredir de um ponto a outro, a equipe transporta os corredores utilizando vans, carros ou motos.
Os atletas passam por paisagens com estradas de terra, trilhas de mata atlântica, banana boat, montanhas, dunas e 20 praias de Florianópolis. A largada e a chegada da prova serão no trapiche da Beira-Mar Norte.
Mapa da Volta à Ilha – 30 anos, em Florianópolis
Divulgação
Mais notícias do esporte catarinense no ge.globo/sc geRead More