Botafogo-SP realiza eleição para presidência do clube na segunda-feira
Botafogo-SP vence Amazonas e sai da zona de rebaixamento da Série B
O Botafogo-SP realizará na próxima segunda-feira, às 19h30, a eleição para escolher o novo presidente do clube. A votação acontecerá na sala do Conselho Deliberativo, no estádio Santa Cruz, e será restrita aos conselheiros aptos. As chapas têm até 19h desta sexta-feira para se inscrever.
O atual presidente, Eduardo Esteves, está no fim do mandato e não pode se reeleger. Ele assumiu o cargo em outubro de 2022, após a renúncia de Alfredo Cristóvão, e venceu nova eleição em novembro de 2023.
Sala do Conselho Deliberativo do Botafogo-SP
Divulgação/BFC
De acordo com o presidente do Conselho, Daniel Pitta Marques, cerca de 200 conselheiros compõem o colégio eleitoral. Antes da votação, é feita a verificação de quem está em dia com as obrigações previstas no estatuto.
Segundo Pitta Marques, uma análise jurídica definiu que Esteves já exerceu seu direito à única reeleição permitida.
– Existia uma dúvida. Quando o Eduardo assumiu a presidência pela primeira vez, ele tinha assumido em virtude da renúncia do ex-presidente Alfredo. E aí ficou a dúvida se isso já contaria como sendo uma eleição. Mas analisando o estatuto, chegou-se à conclusão que ele teria direito a apenas uma reeleição, que já aconteceu quando herdou a presidência do Alfredo e depois concorreu como cabeça de chapa, com o Dr. Hermenegildo como vice. Ele já foi reeleito e não teria mais esse direito, isso foi ponto pacífico – explicou em entrevista à Rádio CBN Ribeirão.
Eduardo Esteves deve permanecer na direção, mas agora como vice-presidente
Divulgação/Botafogo FC
O dirigente destacou que o estatuto permite que Esteves concorra novamente, mas somente como vice-presidente. A situação trabalha com a possibilidade de lançá-lo nesse cargo. Sobre o nome que encabeçará a chapa, Pitta Marques afirma que ainda não há definição.
– Temos de seis a oito nomes sendo cogitados. O meu nome está entre eles, assim como Vinicius Fonseca, PC Lima, doutor Miguel Mauad, doutor Hermenegildo, Alessander de Martin e Eduardo Vavas. Vamos oficializar apenas no registro da chapa – disse o dirigente, que acredita em uma eleição por aclamação na segunda-feira.
Léo Gamalho renasce no Bota após tumor, cirurgias e fase difícil: “Pensei em parar”
Para concorrer à presidência do Botafogo-SP, o estatuto exige que o candidato seja conselheiro efetivo há pelo menos quatro anos ininterruptos e esteja quite com todas as obrigações.
Paralelamente, o clube terá em dezembro a eleição para renovação do Conselho Deliberativo. Daniel Pitta Marques adiantou que deve disputar a reeleição.
– Eu coloco meu nome à disposição, acho que as decisões vêm de grupo, ninguém impõe nada, sempre vem de um consenso. Queremos dar continuidade no trabalho, então o mais interessante fosse eu concorrer à reeleição para o Conselho. Mantendo esse entendimento do grupo, é o provável que aconteça – concluiu.
+ CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o Botafogo geRead More


