RÁDIO BPA

TV BPA

Novo contrato pode deixar Filipe Luís entre técnicos mais longevos na história do Flamengo

Novo contrato pode deixar Filipe Luís entre técnicos mais longevos na história do Flamengo

Filipe Luís continua no Flamengo até o fim de 2027
A tão aguardada renovação de Filipe Luís foi sacramentada e anunciada na manhã desta segunda-feira no Flamengo. E o novo contrato, válido até o fim de 2027, pode fazer do ex-lateral-esquerdo um dos técnicos de mais tempo no cargo na história rubro-negra.
+ Johnny Cardoso no Flamengo? Entenda “anúncio” junto com a renovação de Filipe Luís
Se cumprir o contrato até o final, Filipe Luís vai terminar com três anos, dois meses e 30 dias no comando do time principal. Desde que o uruguaio Ramón Platero se tornou o primeiro técnico oficial do Flamengo em 1921, o clube poucas vezes teve alguém com tanto tempo ininterrupto no cargo, segundo pesquisa feita com dados do site “FlaEstatística”, especializado na história rubro-negra.
Thiago Lima detalha longa negociação e final feliz em renovação de Filipe Luís
Técnicos com mais tempo no cargo:
Flávio Costa: 8 anos e 3 dias (18/12/1938 até 21/12/1946)
Fleitas Solich: 6 anos, 2 meses e 20 dias (11/04/1953 até 24/06/1959)
Joaquim Guimarães*: 5 anos, 5 meses e 23 dias (04/05/1924 até 27/10/1929)
Flávio Costa: 5 anos, 2 meses e 22 dias (21/01/1962 até 12/04/1967)
*Obs: também atuou junto com José Seabra e Juan Bertone durante parte do período.
Flamengo publicou homenagem a Flávio Costa
Reprodução
O recordista é Flávio Costa, que em duas passagens diferentes treinou o time durante mais de oito anos. Na mais longeva, comandou o Flamengo por oito anos e três dias, entre o fim de 1938 e o de 1946. O clube naquela época conquistou quatro Cariocas, um Rio-São Paulo e um Torneio Início.
✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Flamengo no WhatsApp
Em seguida, vem o paraguaio Fleitas Solich. Com fama de linha dura, o gringo comandou o Flamengo por seis anos, dois meses e 20 dias entre o primeiro semestre de 1953 e o de 1959. Ele foi tricampeão carioca e ganhou outros torneios amistosos, como a Taça dos Campeões Estaduais de 1956.
Fleitas Solich, técnico do Flamengo nos anos 40 e 50
Divulgação / Conmebol
Fechando o pódio aparece Joaquim Guimarães, com cinco anos, cinco meses e 23 dias entre o primeiro semestre de 1924 e o segundo de 1929. É preciso explicar que no início do século passado era comum o compartilhamento da função de técnico com mais pessoas, e no período citado acima o treinador chegou a atuar sozinho e também ao lado de Juan Bertone e de José Seabra. Nesse intervalo, o Flamengo conquistou dois Cariocas.
Depois desses, só a segunda passagem mais longeva de Flávio Costa ainda seria maior que os possíveis três anos de Filipe Luís. Entre o início de 1962 e 1967, o treinador dirigiu o time por cinco anos, dois meses e 22 dias e conquistou dois Cariocas e alguns torneios amistosos.
Maior do século
Na próxima quinta-feira, Filipe Luís completa um ano e três meses no comando do time profissional. No final de janeiro, ele já se tornará o treinador do clube mais longevo deste século, superando o período de um ano, três meses e 25 dias de Vanderlei Luxemburgo no cargo, entre o fim de 2010 e o início de 2012.
Filipe Luís com a taça da Libertadores conquistada com o Flamengo
Adriano Fontes/Flamengo
Aposta da gestão de Rodolfo Landim na função ainda em 2024, Filipe Luís chegou a ter o cargo ameaçado quando a oposição ganhou a eleição no final daquele ano. Uma corrente do clube preferia rescindir o contrato e trocar o comandando, por entender que o treinador ainda não estava pronto e simbolizava o antigo presidente, mas Bap e José Boto bancaram a permanência.
Filipe Luís conquistou quatro títulos em 2025 (Carioca, Supercopa, Libertadores e Brasileirão) e fez valer o voto de confiança nele. Tanto que a diretoria, no novo vínculo, ofereceu um contrato até o fim do mandato. Se o prazo for cumprido, ele terá sido o único treinador da gestão Bap inteira.
🗞️ Leia mais notícias do Flamengo
🎧 Ouça o podcast ge Flamengo
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv geRead More