RÁDIO BPA

TV BPA

Retrospectiva: veja 10 momentos marcantes e inusitados do futebol roraimense em 2025

Retrospectiva: veja 10 momentos marcantes e inusitados do futebol roraimense em 2025

Conquistas inéditas, treinadores em destaque dentro e fora de campo, e até caso de polícia. Foi assim e mais um pouco o ano de 2025 no futebol roraimense. O ge traz a retrospectiva do futebol roraimense em 2025 em fatos marcante, curiosos ou que talvez você não se lembre.
📱 Siga o canal do ge Roraima no WhatsApp
Relembre 10 momentos marcantes do futebol roraimense em 2025
Divulgação/colagem ge
Técnico mais longevo dos Estaduais
Entre os treinadores dos times que disputaram as primeiras divisões estaduais do futebol brasileiro, o campeão de longevidade no cargo é de Roraima. Chiquinho Viana comanda o São Raimundo desde 2011.
Chiquinho Viana em derrota do São Raimundo-RR para o Manauara-AM
João Normando/Agência LB
São 13 anos de forma ininterrupta no mesmo emprego, sendo que o segundo lugar, o técnico Mauro Marino, foi para o oitavo ano consecutivo no Aquidauanense, do Mato Grosso do Sul.
Após oito títulos consecutivos, entre 2016 e 2023, Chiquinho Viana viu a hegemonia ser quebrada pelo GAS, atual bicampeão roraimense. No Estadual deste ano, o São Raimundo foi quarto colocado.
Suspeita de injúria racial
Um jogador de futebol que sequer estava em campo foi preso por injúria racial após partida do Campeonato Roraimense, em março deste ano.
A Polícia Civil de Roraima informou que o árbitro venezuelano Daniel Alejandro alegou ter sido alvo de ofensas com conotação discriminatória. Ainda conforme a Polícia, o jogador Lucas Camilo, do Atlético Roraima, negou as acusações apesar de ter tido que o árbitro deveria “apitar na Venezuela”.
O zagueiro do Atlético Roraima foi autuado em flagrante pelo crime de injúria racial e apresentado na Audiência de Custódia, onde foi liberado. Na decisão da juíza em questão, a magistrada Joana Sarmento atendeu o pedido de soltura apresentado pelo Ministério Público e a defesa do acusado, alegando que não houve crime.
GAS bicampeão
Após quebrar a hegemonia do São Raimundo octacampeão roraimense em 2024, o GAS repetiu a dose, desta vez, se sagrou bicampeão estadual ao bater o Monte Roraima na decisão.
GAS é bicampeão do Campeonato Roraimense 2025
Federação Roraimense de Futebol/@federacaororaimensedefutebol
E sobrou emoção na final. Após 1 a 1 no tempo normal – que iniciou com atraso graças a um dilúvio -, o GAS foi campeão nos pênaltis. Nas penalidades, brilhou a estrela do goleiro Katê, que defendeu uma das cobranças e contribuiu para o Leão derrotar o Monte Roraima por 4 a 3.
Técnico mostra o dedo do meio
Nem o título do Campeonato Roraimense isentou Emerson Almeida, então técnico do GAS, da cobrança e pressão por resultados por parte da torcida ainda no início da Série D.
Exatamente um mês após conquistar o título estadual, Emerson Almeida foi hostilizado por um grupo de torcedores que compareceu no estádio Canarinho para o empate em 1 a 1 entre GAS e Trem-AP, pela terceira rodada da Série D.
Emerson Almeida rebate críticas da torcida do GAS após terceiro jogo sem vitórias na Série D
Luiz de Matos/Rede Amazônica RR
Na ocasião, o GAS vinha de duas derrotas nas primeiras rodadas e conquistou o primeiro ponto na competição. Após receber ofensas na saída de campo, Emerson Almeida rebateu ao mostrar o dedo do meio para a torcida.
Em entrevista ao ge pós-jogo, o técnico afirmou que a pressão e as críticas fazem parte, e revelou que sentiu rejeição por parte da torcida desde a chegada dele ao clube. Resultado? Emerson Almeida deixou o GAS em comum acordo oito dias após o ocorrido, em derrota na 4ª rodada da Série D.
Árbitro agredido sub-20
Um triste episódio marcou o Campeonato Roraimense Sub-20. Um árbitro foi agredido em campo por um treinador e a partida precisou ser encerrada antes da hora.
Árbitro é agredido por treinador em partida do Roraimense Sub-20
A partida em questão era vencida pelo Baré por 4 a 2, no dia 31 de agosto, quando o técnico Julian Ramos ao perceber a gravidade da lesão de um jogador da sua equipe, o Progresso, discutiu com o árbitro Wasley Couto.
Em seguida, o treinador desferiu um soco no rosto do árbitro e, depois, um chute nas nádegas de Wasley. Semanas após o ocorrido, o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RR) suspendeu Julian Ramos por 180 dias.
Chiquinho emprestado ao GAS
Técnico com mais tempo a frente de um clube nos campeonatos estaduais, Chiquinho Viana, do São Raimundo, foi convidado a “ajudar” o GAS após a saída de Emerson Almeida, na quarta rodada da Série D.
No GAS, Chiquinho Viana está com 50% de aproveitamento na Série D
Ivonisio Lacerda Júnior/ge.globo
Técnico do São Raimundo há 14 anos de forma ininterrupta, Chiquinho foi cedido ao GAS para disputar a Série D do Brasileiro enquanto o Leão estivesse na competição.
A passagem de Chiquinho Viana no GAS durou apenas 10 jogos, mas foi louvável ao ponto do time, em dado momento, ter tido chances de classificação para a segunda fase.
Rio Negro faz história no feminino
Após boa campanha em 2024 quando chegou às quartas de final da Série A3, o Rio Negro se tornou o primeiro clube de Roraima a alcançar a Série A2 desde que o Brasileiro Feminino passou a ter três divisões.
O feito foi conquistado graças à desistência do Athletico Paranaense, clube então recém-rebaixado no futebol masculino e que desativou o time feminino pelo fato da CBF não obrigar times de divisões inferiores a manter equipes femininas.
Rio Negro-RR empata mais uma vez e segue sem vitórias na competição
Kamila Marinho/Rio Negro-RR
A entrada do Rio Negro-RR na Série A2 proporcionou outro feito histórico: a participação de dois clubes em divisões diferentes do Brasileiro Feminino, no caso, o São Raimundo herdou vaga na Série A3. Ambos ainda disputaram a Copa do Brasil neste ano.
Desde então, a história seguiu sendo escrita pelo Alvinegro comandado pela técnica Isabel Alves, que ainda em 2025 foi o primeiro time roraimense a disputar uma partida do Campeonato Brasileiro Sub-17.
Para fechar o ano glorioso, o Rio Negro se sagrou tricampeão roraimense de futebol feminino neste mês de dezembro, e se firma cada vez mais no cenário local.
Monte Roraima forte na base
O Monte Roraima foi fundado em 2023 como o 10º clube filiado à Federação Roraimense de Futebol, mas começou a disputar competições em 2024. Nos dois primeiros anos de atividades, o Tamanduá se destacou com títulos nas categorias de base.
Monte Roraima bicampeão roraimense Sub-20
Divulgação/Monte Roraima FC
Com Centro de Treinamento próprio, o Monte Roraima largou na frente em busca do domínio na base, e conquistou quatro títulos estaduais nas categorias Sub-17 e Sub-20, sendo dois em cada.
O departamento de base é coordenado pelo ex-jogador roraimense Cláudio Cacau, e tem como treinador permanente o jovem Cadu Castilho.
Título inédito no Sub-15
A terceira edição do Campeonato Roraimense de Futebol Sub-15, no masculino, foi marcada pela primeira conquista do São Raimundo ao vencer o Náutico na final.
São Raimundo-RR ergue a taça de campeão roraimense sub-15 de 2025
ge Roraima
Na decisão, o Mundão venceu por 4 a 1. O meio-campista Ruan marcou duas vezes, e os atacantes Lauã e Ricardo balançaram as redes uma vez cada um, para selar o título alviceleste. Dos pés do meia Pablo saiu o único gol do Náutico.
O título inédito coloca o São Raimundo na prateleira de GAS (2023) e Rio Negro (2024) como campeões roraimenses da categoria sub-15.
Mais notícias do esporte roraimense em ge.globo/roraima geRead More