Salah comanda vitória inédita do Egito na Copa e se aproxima de mais um recorde com a seleção
Nova Zelândia 1 x 3 Egito | Melhores momentos | 2ª rodada | Copa do Mundo 2026
Foram mais de 90 anos de espera, mas a primeira vitória do Egito em uma Copa do Mundo se concretizou neste domingo: 3 a 1 sobre a Nova Zelândia, de virada, pelo grupo G. E com um show de Mo Salah, ídolo do futebol egípcio e talvez o maior nome da história do esporte no país africano, que deixou para trás a frustração vivida em 2018.
+ Veja a tabela da Copa do Mundo
+ Simulador: como será a caminhada de cada seleção?
O camisa 10, sem clube desde que deixou o Liverpool em maio, marcou o segundo gol do Egito, que construiu a reação no segundo tempo em Vancouver. Além disso, deu assistência para Trézéguet fechar o placar, de cabeça.
O gol neste domingo transformou Salah no maior artilheiro do Egito, de forma isolada, em Copas do Mundo – antes, ele dividia o posto com Abdelrahman Fawzy, que disputou o Mundial de 1934.
Festa dos jogadores do Egito!
+ Jogador do Egito leva cotovelada em disputa na área e fica com o rosto inchado; veja o vídeo
+ Com gol de Salah, Egito conquista a primeira vitória em Copas do Mundo
Com 68 gols marcados pelo Egito, o camisa 10 está a dois de mais um recorde: ser o maior goleador da história do país. Hossam Hassan, ex-camisa 9 e atual técnico da seleção, lidera o ranking com 69.
— É incrível, eu não sei expressar em palavras. Mas é uma grande conquista para todos os jogadores. Tomara que a gente consiga passar de fase porque nos próximos anos vamos recordar dessa grande conquista. Temos que curtir hoje, amanhã e focar no próximo jogo — disse Salah na saída de campo em Vancouver.
Salah comemora a vitória do Egito contra a Nova Zelândia
IMAGN IMAGES via Reuters
O fato de a primeira vitória do Egito na Copa ter passado pelos pés de Salah carrega certo simbolismo. Principal nome do futebol egípcio no século, o capitão disputa seu segundo Mundial na carreira, desta vez sem sofrer com o impacto de lesões, como foi em 2018.
Salah se apresentou para a Copa do Mundo da Rússia pouco depois de uma lesão no ombro direito, sofrida na final da Liga dos Campeões vencida pelo Real Madrid. Ele ficou fora da estreia, com derrota por 1 a 0 para o Uruguai, e só pôde entrar em campo a partir da segunda rodada, diante da anfitriã.
+ Zico do Egito marca contra a Nova Zelândia e repete ídolo do Flamengo em Copas; veja vídeos
Salah – Nova Zelândia x Egito – Copa do Mundo
REUTERS/Agustin Marcarian
Foi de Salah o único gol do Egito contra a Rússia, mas o jogador mal comemorou. Afinal, Mo não conseguiu impedir uma derrota por 3 a 1 que praticamente sacramentou a eliminação africana no Mundial.
Oito anos depois, o camisa 10 do Egito foi uma figura central na primeira vitória do país na história da Copa do Mundo. Depois de esbarrar em algumas finalizações sem sucesso na primeira etapa, Salah se beneficiou na mudança de posicionamento do quarteto ofensivo e anotou o seu gol no segundo tempo.
— Salah trabalhou muito duro no campo de jogo e isso é algo que devem saber: sou o primeiro que deixo ele jogar com suas qualidades. Atacante, mas também em outras posições. Sempre faço mudanças táticas, tirar proveito dos ativos Hassan e Salah. Essa é a forma que nós mostramos nosso amor por nosso país pelo grande povo egípcio. Muito orgulho. Como poderíamos nos atrever não agradar essa torcida? Não poderia viver sem ganhar esse jogo — elogiou o técnico Hossam Hassan.
O Egito é o atual líder do grupo G da Copa do Mundo, isolado com quatro pontos. O Irã é o segundo colocado pelos critérios de desempate, tendo os mesmos dois pontos que a Bélgica, terceira. A Nova Zelândia amarga a lanterna. geRead More


