RÁDIO BPA

TV BPA

Primeira rodada do Campeonato Sergipano terá duelo entre técnicos com 46 anos de diferença

Primeira rodada do Campeonato Sergipano terá duelo entre técnicos com 46 anos de diferença

Em qualquer torneio esportivo, é comum acontecerem confrontos entre técnicos mais jovens e mais experientes. Mas um grande duelo de gerações irá marcar o duelo entre Guarany e Dorense, na primeira rodada do Campeonato Sergipano 2026: são 46 anos de diferença entre os dois treinadores.
+ Leia mais notícias do Guarany no ge
+ Leia mais notícias do Dorense no ge
Steve Almeida inicia pré-temporada 2026 do Guarany
Franciel Freitas/Ascom Guarany
A partida acontece neste domingo, às 15h15, no Estádio Caio Feitosa, em Porto da Folha. Em casa, o Guarany será comandado por Steve Almeida, de 30 anos. Já o Dorense terá como treinador Edmilson Santos, com 76 anos de idade.
Steve é pernambucano e fez sua curta carreira até agora no estado natal, passando por Ypiranga, Maguary, e mais recentemente pelo Porto. Com isso, o trabalho no Guarany será o seu primeiro fora de Pernambuco.
Já Edmilson tem um grande currículo no futebol sergipano. Como jogador, iniciou a carreira no América de Propriá, e viveu sua melhor fase no Itabaiana, conquistando o Campeonato Sergipano de 1969 e a Taça Nordeste de 1971. Como treinador, começou no Maruinense e comandou equipes como Porto-PE, Socorrense, River Plate-SE, Lagarto e Freipaulistano.
Em 2023, Edmilson foi campeão sergipano como auxiliar técnico do Itabaiana, e conquistou o acesso à primeira divisão treinando o Dorense. No ano seguinte, foi campeão estadual com a base do Sergipe.
Edmilson Santos comanda o Dorense em 2026
Joan Luz/Dorense FC
Os dois falaram ao ge sobre esse duelo particular e teceram elogios um ao outro. Ambos, inclusive, chegaram a se conhecer no Porto, de Caruaru-PE, último clube comandado por Steve Almeida, e onde Edmilson Santos tem grande história como treinador.
– É uma discrepância grande na idade, mas isso faz parte. Quando fui anunciado, eu e a comissão estudamos os treinadores, para saber a maneira deles, e o professor Edmilson foi um dos primeiros. Não venho de olhos vendados, mas sim com alguns estudos de anos acompanhando – afirmou Steve.
– Poucos treinadores chegam com a minha idade e seguem na ativa. Graças a Deus, durante esses dez anos nunca me faltou trabalho, na base ou no profissional. Para se chegar a uma idade como a minha, é preciso trabalhar e conquistar, estar atento às mudanças do futebol, aprendendo com a juventude – ressaltou Edmilson.
– Tive o prazer de visitar o Porto há pouco tempo, e fui apresentado a Steve. Jovem, inteligente, estuda o futebol, e tenho certeza que ele irá fazer um grande trabalho no Guarany – acrescentou o treinador do Dorense.
Preparação
Estádio Caio Feitosa, em Porto da Folha, será o palco da partida
Ascom FSF
Em 2025, o Guarany foi o quinto colocado na primeira fase, e caiu na segunda para o América de Propriá. Este ano, o Galo do Sertão conseguiu fazer uma pré-temporada completa, que incluiu um amistoso contra o ASA-AL, onde saiu derrotado por 4 a 0.
Segundo Steve, o objetivo é buscar a classificação e, depois, sonhar com uma possível semifinal que renderia calendário nacional em 2027 para o time de Porto da Folha.
– A pré temporada foi de suma importância. Planejamos um trabalho em alto nível, para dar uma intensidade boa aos atletas. Estamos imprimindo um bom ritmo, justamente por conta dessa pré-temporada. Temos um projeto de buscar a classificação, e aí depois, quem sabe, buscar uma semifinal para ter calendário em 2027 – disse o treinador.
Já o Dorense passou por uma pré-temporada atribulada – e atrasada – em 2025, que resultou em um ano duro: o Touro escapou do rebaixamento na última rodada. Desta vez, o time teve cerca de 20 dias de preparação, e espera que o campeonato seja mais tranquilo.
– Normalmente equipes sem grande estrutura física ou financeira sempre começam com menos tempo. Mas em 2026 tivemos 20 dias, o que nos deu um respiro a mais. Um grupo novo, mesclado entre juventude e experiência. A nossa meta, com pré-temporada e o respaldo da diretoria é, fazer uma competição mais tranquila. E se derem uma brecha, vamos sonhar – completou Edmilson.
Um jogo entre duas equipes modestas, mas que sonham com coisas grandes. E com um interessante duelo de gerações nas áreas técnicas. geRead More