RÁDIO BPA

TV BPA

Maranguape inicia vacinação contra a dengue neste sábado; saiba quem pode se vacinar e quais documentos levar

Maranguape inicia vacinação contra a dengue neste sábado; saiba quem pode se vacinar e quais documentos levar

 O que você precisa saber antes de se vacinar contra a dengue em Maranguape
O município de Maranguape, no Ceará, inicia neste sábado (17) a campanha de vacinação contra a dengue utilizando a nova vacina Butantan-DV com dose única. Selecionada pelo Ministério da Saúde, a cidade é um dos três municípios brasileiros escolhidos para iniciar a aplicação do imunizante inédito.
💊 No sábado, haverá um Dia D de vacinação, que ocorrerá das 8h às 16h e contará com uma ampla rede de atendimento, abrangendo os 35 postos de saúde do município, além de pontos estratégicos, como a Rodoviária e o Estacionamento do Supermercado Mix Mateus, facilitando o acesso da população à vacinação
LEIA TAMBÉM:
Maranguape é uma das três cidades que receberá vacina contra dengue com dose única
Ministério da Saúde inicia vacinação contra dengue com dose única em 3 cidades
Além do Dia D, o município contará com ponto de vacinação em formato drive-thru, que funcionará de 17 a 30 de janeiro, de segunda a sábado, das 8h às 16h, exceto nos dias 19 e 20 de janeiro (feriado). O drive-thru será instalado em frente à Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Praça Senador Almir Pinto, nº 217 – Centro.
Saiba tudo que você precisa saber antes de se vacinar:
Doses da Butantan DV, primeira vacina do mundo em dose única contra a dengue.
Jornal Nacional/Reprodução
Quando começa a vacinação em massa? A campanha de vacinação com a nova vacina contra a dengue começa neste sábado, 17 de janeiro, quando será realizado um Dia D. No entanto, a campanha segue em formato drive-thru, que funcionará de 17 a 30 de janeiro em frente à Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Praça Senador Almir Pinto, nº 217 – Centro.
Quais vacinas estarão disponíveis? Durante a campanha, estarão disponíveis duas vacinas contra a dengue: a vacina Takeda será aplicada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme o esquema vacinal de duas doses, com intervalo de 90 dias. Já a vacina do Instituto Butantan, a Butantan-DV, será destinada a pessoas de 15 a 59 anos, em dose única, ampliando a cobertura vacinal do público adulto no município.
Quem pode se vacinar? Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos recebem a vacina Takeda, em duas doses, com intervalo de 90 dias. Pessoas de 15 a 59 anos recebem o Butantan-DV, em dose única.
Quem não pode se vacinar? De acordo com a Prefeitura do município, alguns grupos não estão aptos a receber a vacina, entre eles gestantes, pessoas imunossuprimidas e crianças ou adolescentes que tenham tido dengue nos últimos seis meses. Após esse período, a vacinação pode ser realizada normalmente. Pessoas com sintomas leves de gripe podem se vacinar, desde que não apresentem febre ou sinais mais intensos no dia da aplicação.
Quais documentos levar? Para a imunização, é obrigatória a apresentação do Cartão do SUS, CPF e comprovante de endereço que confirme residência em Maranguape. No caso de menores de idade, é indispensável a presença de pai, mãe ou responsável legal, munidos da documentação do menor e do responsável.
Onde se vacinar? No Dia D, a vacinação ocorre das 8h às 16h em 35 postos de saúde e pontos estratégicos, como a Rodoviária e o Estacionamento do Supermercado Mix Mateus. De 17 a 30 de janeiro, haverá drive-thru em frente à Secretaria Municipal da Saúde, na Praça Senador Almir Pinto, nº 217 – Centro, de segunda a sábado, das 8h às 16h, exceto nos dias 19 e 20.
A vacina é gratuita? Sim, a vacina é gratuita e oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além da imunização, o combate à dengue exige a atuação conjunta do poder público e da população, aliando a vacina à eliminação de focos do mosquito e aos cuidados contínuos com os ambientes domiciliares.
Por que se vacinar? A vacinação busca ampliar a cobertura no município, reduzir casos graves, internações e óbitos por dengue, além de ajudar no controle da circulação do vírus.
Sobre a vacina em dose única
Com primeiras doses entregues ao governo federal em dezembro de 2025, a Butantan-DV é a primeira vacina do mundo contra a dengue aplicada em dose única. O ministério fechou contrato de R$ 368 milhões para o fornecimento inicial de 3,9 milhões de doses do imunizante à rede pública.
O imunizante foi aprovado pela Anvisa para ser aplicado em pessoas de 12 a 59 anos, conforme registro publicado no dia 8 de dezembro. Os estudos apontaram eficácia de quase 75% contra casos gerais da doença, mais de 91% contra casos graves e 100% contra hospitalizações.
Maranguape é uma das três cidades do país, que vai vacinar contra a dengue em dose única
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: g1 Read More