RÁDIO BPA

TV BPA

O “tatiquês” de Luís Castro: técnico revela 10 ideias que quer aplicar no Grêmio

O “tatiquês” de Luís Castro: técnico revela 10 ideias que quer aplicar no Grêmio

Luís Castro explica trabalho tático do Grêmio
Sem vitórias há três partidas, Luís Castro ainda está em busca do time ideal no Grêmio. E além de definir titulares, o português procura implementar conceitos que considera essenciais.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
Após o empate com o Juventude no sábado passado, o técnico gremista foi questionado sobre “jogadas ensaiadas”. A resposta foi uma metralhadora sobre os “princípios de jogo” que pretende implementar no Grêmio, com detalhamento até incomum em manifestações de técnicos no Brasil.
Veja mais
+ Negociação do Grêmio por volante emperra
+ Grêmio toma gols parecidos de escanteio
As ideias comentadas por Luís Castro estão recheadas de fórmulas geométricas e números, mas na prática tratam de movimentos combinados de ataque e defesa. Inclusive, há tempos curtos previstos para a execução das jogada e correção do posicionamento caso não deem certo.
Luís Castro comentou 10 ideias que pretende levar do quadro para o campo
Rodrigo Fatturi / Grêmio / Divulgação
A lista de princípios é longa, e Luís Castro argumentou que 30 dias é pouco tempo para ver todos em campo. Não quer usar isso como desculpa, frisou. Na segunda-feira, completou um mês à frente do Grêmio, a contar do início da pré-temporada em 2 de janeiro.
– Há um conjunto de coisas que eu poderia dizer aqui infinitamente, que são os princípios ofensivos e defensivos de uma equipe em que trabalhamos. Agora, trabalhar isso em 30 dias é muito difícil. Claro que é muito difícil, eu sei, mas não posso usar como desculpa. Só posso dizer o que fazemos no nosso trabalho diário e quais são os nossos princípios ofensivos, defensivos, de transições e de esquemas táticos – afirmou o treinador que vem de duas derrotas e um empate na última semana.
As ideias do professor Luís Castro
Veja, abaixo, alguns dos conceitos comentados por Luís Castro. A lista traz 10 movimentos que devem ser executados pelos jogadores em momento de ataque e de defesa (veja no vídeo no topo da matéria).
– Se estamos construindo por fora com o lateral e o ala, é preciso ter um meia por dentro formando um triângulo para depois inverter para os outros meias e podermos avançar. Se a bola entra em um desses meias, há a profundidade dos três homens da frente para a bola entrar.
– Se esses três homens liberam a linha e o espaço ao recuarem, aparece o ala do lado oposto ou o meia do lado oposto para avançar.
– Se um lateral avançar, o outro lateral faz a cobertura como terceiro homem na rotação da linha (de defesa).
Maurício Saraiva analisa a primeira fase do Gauchão
– Se há uma aproximação do centroavante, aparecem os alas buscando mais espaços internos. Se os alas buscarem mais espaços internos, é para receberem no pé e depois se conectarem.
– Se perderem a bola, a reação à perda ocorre nos primeiros três ou quatro segundos de jogo para, se não der para montar o bloco, montarmos em 4-4-2 ou 4-5-1, dependendo do adversário.
– Quando jogamos mais recuados, montamos um bloco de 5-4-1, e o quinto homem é o ala do lado oposto à bola, fazendo uma diagonal ou entrando nas costas do lateral.
– Se a bola está no ar e há um lançamento longo quando escapam da nossa pressão, temos que nos posicionar para a primeira e para a segunda bola. Recuperando a segunda bola, projetamos a equipe em profundidade para haver um contra-ataque.
– Se o contra-ataque não funciona com a subida rápida de toda a nossa equipe, é preciso reagir em quatro segundos e voltar ao mesmo sistema.
– Se montamos a equipe do goleiro para sair jogando, montamos em quadrado ou em triângulo, ou em triângulo com dois mais um ou um mais dois. Se montamos em dois mais um, nosso centroavante muitas vezes vem formar o quadrado no meio para ganharmos superioridade no setor.
– Ganhando superioridade no meio, ou descobrimos uma linha de passe na primeira linha ou então temos que lançar direto nos nossos pontas, que nesse caso ficam no um contra um quando montamos o quadrado no meio.
🎧 Ouça o podcast ge Grêmio 🎧
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV geRead More