RÁDIO BPA

TV BPA

Campeão brasileiro em 2014, Joinville é rebaixado para 2ª divisão estadual no ano do cinquentenário

Campeão brasileiro em 2014, Joinville é rebaixado para 2ª divisão estadual no ano do cinquentenário

No ano em que celebrou seu cinquentenário, o Joinville está rebaixado para a Série B do Campeonato Catarinense. A queda foi confirmada após a vitória do Marcílio Dias por 1 a 0 sobre o Figueirense, na 4ª rodada do quadrangular do rebaixamento.
Com o resultado, o Marinheiro chegou a 10 pontos, enquanto o JEC permaneceu com três. Restando apenas duas rodadas, o Tricolor pode alcançar no máximo nove pontos e não tem mais chances matemáticas de escapar.
Bandeirão da torcida do JEC, na Arena Joinville
Gustavo Mejía/JEC
+CLIQUE AQUI para conferir a tabela completa do Catarinense
A campanha explica o desfecho. Em 10 partidas no estadual, o Joinville somou uma vitória, um empate e oito derrotas. O único triunfo ocorreu já no quadrangular, diante do Carlos Renaux, por 3 a 0, na Arena Joinville, resultado que encerrou um jejum de mais de 100 dias sem vitórias, desde o dia 2 de novembro de 2025. Ao todo, o time marcou nove gols e sofreu 21, terminando com a pior defesa da competição.
A temporada também foi marcada por problemas extracampo. Na 1ª rodada do quadrangular, torcedores arremessaram sinalizadores e rojões no gramado durante a partida contra o Marcílio Dias, que venceu por 4 a 2 após paralisação de 52 minutos. (relembre no vídeo abaixo)
Marcílio Dias vence Joinville em jogo marcado por confusão
+Procuradoria do TJD recorre e pede pena maior ao Joinville
O episódio resultou em punição do TJD-SC: três jogos de portões fechados na Arena Joinville e multa de R$ 20 mil, válida para competições estaduais. A Procuradoria do órgão entrou com recurso contra a decisão, pedindo a ampliação da sanção para seis jogos sem torcida e o aumento da multa para R$ 40 mil.
O ambiente ficou ainda mais conturbado durante a fase decisiva. Após a derrota por 1 a 0 para o Figueirense, no Orlando Scarpelli, pela 2ª rodada do quadrangular, o clube demitiu o técnico Cristian de Souza. Para a sequência, assumiu Serginho Catarinense, profissional da casa desde 2018 e filho de Serjão, roupeiro do clube há 27 anos.
JEC 50 anos: um mergulho nas conquistas que criaram ídolos
O JEC é doze vezes campeão catarinense. No cenário nacional, o clube tem conquistas relevantes: foi campeão da Série B em 2014 e da Série C em 2011. O rebaixamento para a 2ª divisão estadual contrasta com a história recente de um clube que, há pouco mais de uma década, figurava na elite do futebol brasileiro, em 2015.
Apesar da queda no Catarinense, a temporada ainda reserva compromissos importantes. O Joinville disputa a 2ª fase da Copa do Brasil contra o CSA, no dia 24 de fevereiro, às 19h (de Brasília), na Arena Joinville. Além disso, o JEC tem presença garantida na Série D do Campeonato Brasileiro, vaga conquistada por meio da campanha no Catarinense de 2025.
Pelo quadrangular do rebaixamento ainda enfrenta o Figueirense, dentro de casa, na próxima sexta-feira, às 20h. E na última rodada viaja até Itajaí, onde duela contra o Marcílio Dias, no dia 7 de março.
Mais notícias do esporte catarinense no ge.globo/sc geRead More