Como Vini Jr. inspirou denúncia de racismo feita por armador alemão da NBA
Vini Jr. valoriza elenco, e diz: “Sempre muito especial jogar em casa”
A relação entre futebol e basquete, por vezes, vai além das semelhanças táticas em campo e quadra. As ações antirracismo de Vini Jr., atacante da Seleção, serviram de inspiração para Dennis Schroder, armador do Cleveland Cavaliers na NBA, denunciar um insulto em agosto do ano passado.
Veja a tabela da Copa do Mundo
O caso ocorreu na EuroBasket, campeonato europeu de seleções. Schroder, alemão, ouviu gritos de “macaco” vindos da arquibancada de um torcedor da Lituânia. Após o jogo, o jogador foi às redes sociais e denunciou o caso usando o exemplo do jogador do Real Madrid.
— Primeira vez que isto aconteceu comigo… Vini Jr., agora sei como é. Quem me dera que as pessoas que fizeram os barulhos dos macacos tivessem coragem de fazê-lo fora da arena. Porque eu juro pelo túmulo do meu pai: eles teriam que arcar com as consequências — escreveu o jogador, à época no Sacramento Kings.
Dennis Schroder em ação pela Alemanha
Borja B. Hojas/Getty Images
Dias depois, a Federação Internacional de Basquete (FIBA) emitiu uma declaração banindo o torcedor dos jogos da competição.
Vini Jr. é uma das principais vozes contra o racismo no futebol. O instituto do atacante recentemente criou um escritório para denunciar casos de preconceito racial no Brasil.
Vini Jr Vinicius Junior seleção brasileira Brasil Panamá
Rafael Ribeiro / CBF
🔍 Adicione o ge nas suas fontes favoritas do Google
Longa relação com o basquete
Vini Jr. tem um longo período de admiração para com a NBA e alguns jogadores da liga. O jogador nutre amizade com Shai Gilgeous-Alexander, do Oklahoma City Thunder, há duas temporadas seguidas eleito o melhor atleta da temporada regular.
Simule os resultados da Copa do Mundo
Neymar e Vini Jr em área VIP da NBA durante Denver Nuggets e Miami Heat em 2023
Joe Murphy/NBAE via Getty Images
Giannis Antetokounmpo, ala-pivô do Milwaukee Bucks, compartilhou um vídeo com uma camisa que ganhou do jogador no ano passado. O grego é outro que possui amizade com o camisa 7 da Seleção.
O brasileiro já recebeu camisas de presente e foi homenageado Los Angeles Lakers, Miami Heat, Oklahoma City Thunder e Boston Celtics.
Programação e calendário da Seleção até o fim da fase de grupos da Copa do Mundo
Infoesporte/ge geRead More


