Corinthians pode ter conselheiros expulsos em reunião no Parque São Jorge; veja detalhes
Voz do setorista: Possíveis chegadas e saídas no Corinthians na janela de transferências
O Conselho Deliberativo do Corinthians se reúne mais uma vez na noite desta segunda-feira para votar a possível expulsão de 12 conselheiros do clube pela invasão ao andar da presidência no Parque São Jorge, em 31 de maio de 2025.
+ Siga o canal ge Corinthians no WhatsApp
A reunião teve início na semana passada, com a expulsão do ex-presidente Augusto Melo do quadro de associados do Corinthians.
Inicialmente, quatro conselheiros também seriam julgados no último dia 1º, mas o pedido de Maria Angela Ocampos para não ser votada em razão de um problema familiar adiou a análise dos demais casos.
Agora, o Conselho Deliberativo vai julgar os 12 conselheiros envolvidos no episódio: Maria Angela, Mario Mello Junior, Paulo Juricic, Ronaldo Fernandez Tomé, Carlos Eduardo Melo Silva, Rodrigo Simonini Gonzalez, Wanderson Contrera Salles, Marcos Coelho Abdo, Paulo Rogerio Pinheiro Junior, Laercio Ferreira Victoria, Leandro Olmedila e Peterson Ruan.
A reunião tem primeira chamada prevista para as 18h (de Brasília). Se não houver quórum suficiente, a segunda convocação será realizada às 19h (de Brasília).
Sede social do Corinthians, Parque São Jorge
José Manoel Idalgo/Agência Corinthians
Em maio de 2025, Augusto Melo tentou retornar ao cargo, acompanhado por aliados, depois de a conselheira Maria Angela de Sousa Ocampos alegar ter assumido o controle do Conselho Deliberativo e anulado a votação do processo de impeachment que resultou no afastamento do ex-presidente.
Aliados do presidente Osmar Stabile, que assumiu o cargo em substituição a Augusto, sustentam que se tratou de uma tentativa de golpe.
Mais notícias do Corinthians:
+ Hugo mantém fisioterapia nas férias e se aproxima de retorno ao Corinthians
+ De classificações a jogadores recuperados: os dois meses de Fernando Diniz no Corinthians
A votação desta segunda-feira acontece em meio a um momento turbulento da política corintiana. Os três últimos ex-presidentes do clube foram excluídos do quadro de associados em um intervalo de apenas uma semana.
Além disso, sócios e conselheiros protocolaram um pedido de impeachment contra o atual presidente, Osmar Stabile.
Armando Mendonça, vice-presidente do Corinthians e denunciado pelo Ministério Público no caso dos materiais esportivos da Nike, também é alvo de um pedido de afastamento cautelar imediato.
Armando Mendonça, Augusto Melo e Osmar Stabile na eleição do Corinthians em 2023
Divulgação
Relembre o caso
Em 31 de maio de 2025, o presidente afastado Augusto Melo, acompanhado de aliados, esteve no Parque São Jorge para tentar retomar a presidência.
Menos de uma semana após ser afastado temporariamente pelo Conselho Deliberativo, em um processo de impeachment, Augusto alegou que poderia voltar, porque tinha sido reconduzido ao cargo por aliados devido a uma troca no comando do Conselho Deliberativo.
Cerca de 50 pessoas estiveram na sala da presidência do Corinthians
Reprodução
Naquele dia, a conselheira Maria Angela, aliada de Augusto, declarou ter assumido a presidência do Conselho Deliberativo, se baseando em uma decisão do Conselho de Ética, de 9 de abril, que determinou o afastamento de Romeu Tuma Júnior.
Com isso, a conselheira disse ter anulado todos os atos de Tuma desde o dia 9 de abril – o que incluía a votação do impeachment.
Conselheira diz ter devolvido presidência do Corinthians a Augusto Melo
Presidente em exercício naquela ocasião, Stabile se recusou a deixar a sala da presidência do clube e reiterou a continuidade no cargo. Tuma também não reconheceu a troca no comando do Conselho Deliberativo. O movimento de Augusto e aliados não prosperou.
Além dos conselheiros envolvidos, identificados por câmeras de monitoramento no clube social, associados também participaram dos atos.
+ Leia mais notícias do Corinthians
🎧 Ouça o podcast ge Corinthians🎧
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge
e geRead More


